A seleção portuguesa de futebol de praia estreou-se hoje a vencer nos I Jogos Europeus, com tangencial 6-5 frente à Suíça, em Baku.
Corpo do artigo
Sob calor intenso, em dia no qual as temperaturas chegaram aos 40 graus, os suíços foram mais 'frios' e logo aos dois minutos já estavam na frente, com Dejan Stankovic, sozinho, a aproveitar desatenção da defesa para marcar sem dificuldades.
Aos seis, bola na mão de Belchior e Stankovic amplia, de penalti, para 2-0, dando uma vantagem que os helvéticos nada tinham feito por merecer.
No minuto seguinte, em livre da defesa, o "capitão" Madjer coloca a bola no ângulo e devolve o ânimo à equipa, que empataria já no segundo período, ao segundo minuto (14), em livre de Belchior na lateral esquerda.
Portugal tinha a iniciativa, mas a Suíça aproveitava bem os seus erros: Rui Coimbra faz penalti sobre Stankovic, valendo, desta vez, Elinton Andrade para resolver. Ainda assim, a alegria foi efémera, já que, 10 segundos depois, Otto Jaegg aproveitou as celebrações para marcar o 2-3.
Aos 17, Zé Martins demorou uma 'eternidade' a fazer o que parecia mais fácil - o golo - e perdeu a bola para Ott Noel, que correu toda a lateral esquerda e atirou para o 2-4, que penalizava Portugal em demasia. Apertado por contrário, José Maria meteu o pé de lado para a baliza e reduziu para 3-4.
Aos 22, Stankovic faz penalti sobre Zé Martins, mas este nem com a música popular portuguesa que tocava após cada golo luso se inspirou, permitindo a defesa de Nico Stalder. Aos 26, cartão vermelho, por acumulação, para Stephan Leu e, na respetiva falta, Belchior bisou para o 4-4.
A oito minutos do fim, Alan, da defesa, desferiu mais um belo remate, mas a bola acabou na trave. Seis minutos depois, um "peru" de Vantin Jaeggy e Zé Maria a agradecer o "brinde", limitando-se a encostar em cima da linha, mas uma vistosa bicicleta de Noel Ott (31) devolveu o empate (5-5).
A quatro do fim, Belchior, de livre do meio campo, fez o 6-5 que fechou o resultado final.