Português Lenine Cunha nomeado para melhor atleta mundial com deficiência inteletual
O paralímpico português Lenine Cunha foi hoje nomeado para o prémio melhor atleta mundial da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (INAS), cujo vencedor será anunciado a 11 de abril.
Corpo do artigo
O atleta português, medalha de bronze no salto em comprimento nos Jogos Paralímpicos Londres2012, terá como opositor na luta pelo galardão - que será atribuído pela primeira vez - o nadador Wai Lok Tang, de Hong Kong.
«Lenine Cunha colecionou o incrível número de 163 medalhas internacionais, numa carreira de 14 anos, e é detentor de vários recordes mundiais no heptatlo, pentatlo e triplo salto», refere a INAS no seu sítio de internet.
Em declarações à agência Lusa, Lenine Cunha, de 32 anos, mostrou-se, naturalmente, satisfeito com a nomeação, que considerou ser um prémio pelo seu trabalho.
«É um reconhecimento do meu trabalho, o INAS sabe que sou um atleta de topo e reconheceu isso», disse Lenine Cunha, lembrando que entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014 conquistou 40 medalhas internacionais e estabeleceu dois recordes mundiais no salto com vara.
O nome do melhor atleta mundial da INAS será anunciado a 11 de abril, em Sheffield, Inglaterra.