A jornada europeia de Sporting, FC Porto e Braga é tema de destaque na revista de imprensa desportiva desta quinta-feira, onde se fala também do Sporting de Lamego, de Cristiano Ronaldo e a vitória do Real frente à Roma e ainda a provocação de Dmitri Tarasov.
Corpo do artigo
Partem à conquista da Europa e há muita ambição no caminho para Basileia. A Bola resume desta forma o estado de espírito de Sporting, FC Porto e Braga nos jogos desta quinta-feira dos dezasseis avos de final da Liga Europa. Há cautelas das equipas portuguesas mas estão todas de olho nos oitavos de final.
O Jogo diz que o FC Porto tem um teste de exigência máxima, é um jogo de alto risco frente ao Dortmund.O jornal garante que Peseiro tem em ideia um reforço do meio campo, adianta que Marcano joga e Evandro é candidato.
No Sporting, Jorge Jesus reconhece o poder do Bayer mas o "leão", escreve o Record, não tem medo e o treinador avisa que a equipa tem capacidade para discutir a eliminatória.
Os jornais também recuperam outra ideia de Jesus na conferência de imprensa de ontem. Ele descarta a final da Liga Europa e, olhando para os orçamentos de cada equipa, diz que os grandes em Portugal fazem milagres na UEFA.
De um milagre, talvez, de dinheiro seguramente. O Sporting de Lamego que anda pela primeira Divisão da Zona Norte, está na frente da competição com 10 pontos de vantagem, mas está a ponderar desistir.
O treinador revela ao Record que "os jogadores têm 4 meses de subsídios em atraso, são valores entre os 50 e os 150 euros, que às vezes nem chega para pagar o combustível". Jorge Febras acrescenta que no clube "nem sequer há água quente para os banhos". Por tudo isto, o Sporting de Lamego estuda a possibilidade de falta de comparência aos 5 jogos que restam do campeonato. O próximo, é no domingo em Vouzela.
A culpa, pois claro, foi de Cristiano Ronaldo. Os jornais italianos responsabilizam Ronaldo pela derrota da Roma (a equipa italiana perdeu por 2 - zero e CR 7 fez um golo) mas o Corriere dello Sport e o Tuttosport não esquecem o árbitro e asseguram que foi também por causa do checo Pavel Kralovec que a Roma não fez melhor.
Nos jornais ingleses, a preocupação é Wayne Rooney. O capitão do Manchester United vai estar de baixa dois meses por causa de uma lesão num joelho.
Numa altura em que não estão fáceis as relações entre a Turquia e a Rússia, por causa do avião russo abatido em novembro na Turquia, está contada nos jornais portugueses uma provocação de Dmitri Tarasov. Em Istambul, num jogo com o Fenerbahçe há dois dias, para a Liga Europa, o jogador do Lokomotiv de Moscovo mostrou, no final do encontro, uma t-shirt onde estava estampada a cara de Vladimir Putin, vestido com uniforme militar, e onde se podia ler uma frase em russo: "O presidente mais educado".
A Uefa já abriu um procedimento disciplinar e Tarasov arrisca uma suspensão superior a 10 jogos. O Lokomotiv também não gostou e prometeu uma punição adequada.