Portugueses acreditam que Benfica vai revalidar o título e tem o melhor reforço da Liga
Pouco mais de metade dos entrevistados da sondagem da Aximage para TSF, JN, DN e O Jogo não tem dúvidas que o Benfica vai ser bicampeão nacional e Di María bate Gyökeres na luta pelo prémio de melhor jogador.
Corpo do artigo
O Benfica é favorito a ganhar a Liga de futebol esta época. É o que revela a sondagem da Aximage para a TSF, JN, DN e O Jogo. Apesar de estar o quarto lugar, a grande maioria dos inquiridos continua a acreditar que as águias vão renovar o título de campeão.
São 51% dos inquiridos que afirmam que o Benfica vai ganhar o campeonato. Atrás, aparece o FC Porto com uma percentagem muito menor. Apenas 22% acreditam que os dragões são capazes de impedir os encarnados de renovar o título. 16% das pessoas acreditam que é o Sporting e 4% acreditam que é o SC Braga.
TSF\audio\2023\09\noticias\22\antonio_botelho_sondagem_futebol
O Benfica também esmaga na sondagem quando é perguntado aos inquiridos quem tem o melhor plantel. O plantel dos das águias convencem metade das pessoas, enquanto o FC Porto, o Sporting e o SC Braga dividem o resto da percentagem, mas muitas pessoas - 22% - ainda não sabe responder a esta pergunta.
Quanto ao melhor reforço e jogador da Liga, Ángel Di María é o escolhido dos portugueses nesta altura. O avançado do Benfica reúne 36% dos votos. Tem uma diferença significativa para o jogador que aparece em segundo lugar, Viktor Gyökeres, avançado do Sporting, escolhido por 12% dos inquiridos.
Esta sondagem confere ainda a opinião dos portugueses sobre a atuação dos árbitros e do VAR esta época em relação à temporada anterior. Grande parte das pessoas considera que continua tudo na mesma, mas há uma fatia grande que considera que estão a errar mais.
No que diz respeito ao tempo de compensação, 42% os inquiridos discordam com o aumento desse tempo, enquanto 35% estão a favor. Os restantes, não têm opinião.
Ficha Técnica:
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para JN/DN/TSF/O JOGO. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 804 entrevistas efetivas: 696 entrevistas online e 108 entrevistas telefónicas; 380 homens e 424 mulheres; 181 entre os 18 e os 34 anos, 210 entre os 35 e os 49 anos, 225 entre os 50 e os 64 anos e 188 para os 65 e mais anos; Norte 281, Centro 177, Sul e Ilhas 123, A. M. Lisboa 223. Técnica: Aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para os indivíduos com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 14 e 18 de setembro de 2023. Taxa de resposta: 71,52%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.