Os portugueses poderão fazer boa figura no Dakar 2012, que partiu este domingo da Argentina rumo ao Peru. Nos automóveis, Peterhansel e Joan Roma são os principais favoritos à vitória.
Corpo do artigo
Os participantes do Dakar 2012 partiram, este domingo, do Mar da Plata, na Argentina, rumo ao Peru, numa prova que vai contar com cerca de oito mil quilómetros de aventura.
Sem a Volkswagen, vencedora das três últimas edições nos automóveis, a prova deste ano conta com 598 veículos, 171 dos quais automóveis.
Neste sector, Stephane Peterhansel e Joan Roma, favoritos à vitória final, vão enfrentar a oposição do qatari Nasser al-Attiyah, vencedor do último Dakar e que está aos comandos de um Hummer, e do sul-africano Giniel De Villiers, ao volante de uma Toyota Hilux.
O português Carlos Sousa, que tripula um veículo oficial dos chineses da Great Wall Motors, é um "outsider" de respeito, ao passo que Ricardo Leal dos Santos integra a equipa oficial da Mini All4Racing X-Raid, equipa que reúne o favoritismo nesta edição do Dakar.
Nas motos, o português Hélder Rodrigues, actual campeão do mundo de todo-o-terreno, aos comandos de uma Yamaha, vai arrancar com renovada ambição depois de ter sido terceiro na última edição da prova rainha do todo-o-terreno.
Numa prova com 261 motos e quads, Rúben Faria, aguadeiro de Cyril Despres, pode também obter um bom resultado, tal como Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata, ambos em Husqvarna.