Pote agarra almofada de sete pontos. Sporting vence Famalicão e consolida liderança
Os leões foram a Famalicão vencer por 0-1 no jogo que estava em atraso. Veja o golo.
Corpo do artigo
O Sporting reforçou esta terça-feira a liderança da I Liga, ao vencer na visita ao Famalicão, por 1-0, em jogo em atraso da 20.ª jornada, ampliando para sete pontos a diferença para o segundo classificado Benfica.
Depois de Daniel Bragança ter atirado à trave, Trincão serviu Pote na esquerda à entrada da área, aos 20 minutos, e o jogador atirou para dentro da baliza de Luiz Júnior.
Com o triunfo, o Sporting somou a sexta vitória consecutiva no campeonato e passou a ter 77 pontos, mais sete do que o Benfica, enquanto o Famalicão vê interrompida uma série de quatro jogos sem derrotas e mantém-se em oitavo, com 35.
Rola a bola no Estádio Municipal 22 de Junho. Aos 4 minutos há falta sobre Trincão. É livre perigoso, à direita do vértice da área. Nuno Santos tentou servir os companheiros, mas acabou por ser um passe para o guardião do Famalicão. Está afastado o perigo. Dois minutos depois é livre para o Famalicão após falta de Geny Catamo sobre Chiquinho. É Chiquinho quem bate, mas surge corte de cabeça de Coates.
Aos 13 minutos, Daniel Bragança atira à trave. A bola ainda bate nas costas do guarda-redes do Famalicão, mas mesmo assim não entra, por milagre. É a primeira sensação de golo do jogo e é para a equipa do Sporting. Seria um golaço de Daniel Bragança. Quatro minutos depois, Diomande faz um corte crucial a impedir que o passe de Cádiz chegue a Chiquinho.
Pedro Gonçalves, aos 19 minutos, inaugura o marcador e praticamente não festeja por respeito à antiga equipa. Fez o primeiro na cara do guarda-redes na sequência de uma jogada muito bem trabalhada.
Aos 29 minutos, um livre estudado. Pote bate curto para Nuno Santos e este passou para Trincão, que remata em zona frontal. A bola sai muito por cima. Os leões estão muito confiantes e serenos nesta fase do jogo. Têm muita facilidade em entrar na linha defensiva do Famalicão.
Rúben Amorim vai rodando os jogadores que fazem exercícios de aquecimento. Aos 37 minutos, lance aparatoso entre Zaydou e Nuno Santos. O árbitro assinala livre a favor da equipa do Famalicão. O livre acaba por ser um autêntico passe para Franco Israel. Quase nem precisou de saltar o guarda-redes do Sporting.
O árbitro dá 1 minuto de compensação. Ouve-se o apito para o intervalo. Os jogadores caminham para o balneário.
Recomeça o jogo. Aos 5 minutos do segundo tempo, Chiquinho tenta entrar na área com perigo, mas Hjulmand corta. Dez minutos depois, um mau passe de Trincão origina uma saída de Chiquinho. O extremo deixa Geny para trás, mas depois Quaresma consegue suster a investida. No entanto, Chiquinho ganha lançamento na esquerda do ataque.
O Sporting continua instalado no meio campo do Famalicão nesta segunda parte. Os adeptos leoninos vão fazendo a festa no apoio à equipa. Aos 63 minutos, Gyokeres passou por todos, mas o cruzamento não foi bem medido. Dez minutos depois, Esgaio vê cartão amarelo e falha o próximo jogo, com o Vitória de Guimarães.
Esta segunda parte está a ser muito pobrezinha, com o jogo demasiado lento. Aos 73 minutos, Morita atira, com perigo, ao lado, após passe de Trincão. Jogada perigosa do Famalicão aos 85 minutos. Valeu ao Sporting a defesa de Franco Israel. Nestes instantes finais os leões não estão a conseguir desequilibrar.
O árbitro dá cinco minutos de compensação. É esse o tempo que o Famalicão tem para tentar chegar ao empate. A equipa da casa tem atacado com tudo nestes últimos minutos. Terminou o jogo.
Onze do Famalicão: Luiz Júnior; Nathan, Riccieli, Justin de Haas, Martín Aguirregabiria; Topic, Zaydou Youssouf; Puma Rodríguez, Gustavo Sá, Chiquinho; Jhonder Cádiz.
Onze do Sporting: Franco Israel; Diomande, Coates, Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Daniel Bragança, Nuno Santos; Trincão, Gyökeres, Pedro Gonçalves.
Suplentes do Famalicão: Zlobin, Lacoux, Henrique Araújo, Aranda, Gustavo Assunção, Filipe Soares, Danho, Dobre, Sorriso.
Suplentes do Sporting: Diogo Pinto, St. Juste, Morita, Edwards, Paulinho, Fresneda, Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma, Koba Koindredi.
