Pote guardava máscara na noite dos bis. Sporting vence Tondela e avança na Taça
Veja os golos. Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres bisaram na partida.
Corpo do artigo
Com um susto a abrir, mas com dois pés quentes, o leão devorou os beirões com alguma facilidade. O Sporting venceu esta terça-feira o Tondela por 4-0, nos oitavos de final da Taça de Portugal.
A partida abriu com uma bola no poste da baliza leonina, mas Pedro Gonçalves, por duas vezes, e Vikot Gyökeres já deixavam o Sporting com uma vantagem muito confortável ao interval. No arranque da segunda parte, o sueco não quis ficar atrás e também bisou para fechar as contas da passagem verde e branca para os quartos da prova rainha do futebol português.
Rúben Amorim fez várias alterações no onze inicial dos leões, começando pela baliza onde aparece Franco Israel. Outro dos destaques foi a estreia de Rafael Pontelo no trio defensivo do Sporting.
A equipa da casa assumiu o jogo desde o primeiro segundo, mas a primeira oportunidade foi para o Tondela. Erro de Pontelo, Rui Gomes recuperou a bola e correu em direção à área leonina e rematou ainda de longe ao poste. Franco Israel ainda desviou para o ferro.
No lance praticamente a seguir, os leões marcaram. Gyökeres cruzou da direita, o guarda-redes do Tondela não conseguiu afastar e Nuno Santos fez um primeiro remate, que foi cortado pela defensiva do Tondela. Na recarga, Pedro Gonçalves só teve de encostar para o 1-0.
O segundo golo não demorou muito a aparecer. Leo falhou um passe na saída desde a defesa tondelense, Daniel Bragança recuperou e isolou imediatamente Pedro Gonçalves que só teve de tirar a bola do alcance do guarda-redes adversário para marcar.
Os leões mantiveram-se no controlo das operações do jogo, com duas oportunidades claras de golo que saíram dos pés de Francisco Trincão, logos nos minutos seguintes.
Aos 37 minutos, o Sporting aumentou a contagem e pelo inevitável. Grande jogada coletiva dos leões, a bola chegou a Nuno Santos à esquerda que a cruzou para a pequena área. Viktor Gyökeres subiu mais alto do que todos os outros e cabeceou para o fundo da baliza do Tondela.
Em cima do intervalo, uma grande jogada da equipa do Sporting culminou num golo de Paulinho, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
O intervalo chegou com o 3-0 no resultado e com a eliminatória, pelo menos, muito bem encaminhada para os leões.
A partida recomeçou e menos de um minuto depois já os leões tinham voltado a marcar. Novo erro de Leo, Gyökeres recuperou a bola e, de baliza aberta, só teve de fazer o 4-0.
Aos 64 minutos, num livre ofensivo, Abdoulaye apareceu sozinho na área do Sporting e fez golo para o Tondela, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
Os leões mantiveram-se sempre com mais oportunidades de golo, estando perto de voltar a marcar em várias ocasiões, mas a partida estava claramente num ritmo de treino e, em alguns momentos, algo partida.
O jogo terminou com a vitória dos leões por 4-0 e a chave para a entrada nos quartos de final da Taça de Portugal na mão.
Onze do Sporting: Franco Israel; Rafael Pontelo, Neto e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Pote e Nuno Santos; Trincão, Paulinho e Gyokeres.
Onze do Tondela: Leo; Bebeto, Abdoulaye Ba, Ricardo Alves, Lucas Mezenga e Luís Rocha; Cícero Alves e Hélder Tavares; Rui Gomes, Cuba e António Xavier.
Suplentes do Sporting: Adán, Diego Calai, Matheus Reis, Coates, Essugo, Hjulmand, Eduardo Quaresma, Chico Lamba e Afonso Moreira.
Suplentes do Tondela: Ricardo, Ceitil, Daniel dos Anjos, Costinha, Roberto, Maranhão, Lucas Cunha, Gustavo França e Luan Farias.