Em causa uma decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Rugby, que anula a descida de divisão de Agronomia e Direito, e anula o título nacional do Belenenses.
Corpo do artigo
O presidente da Federação Portuguesa de Rugby demitiu-se depois de uma decisão do Conselho de Justiça da federação, que anula uma decisão anterior do Conselho de Disciplina.
Em comunicado , o presidente Luís Cassiano Neves esclarece que o Conselho de Justiça da Federação recusa uma decisão do Conselho de Disciplina. Uma decisão que revoga a descida de divisão do Agronomia e Direito, e dá ainda como válido o resultado do jogo das meias-finais entre os dois clubes.
https://www.facebook.com/portugalrugbyoficial/posts/1764831763632338
Os dois clubes históricos do rugby português sido condenados a despromoção depois de confrontos entre jogadores no jogo das meias-finais do playoff, em abril deste ano. Uma decisão que implicou ainda a entrega do título nacional ao vencedor da outra meia-final, o Belenenses.
https://youtu.be/7CFsZk7NRZ0
Depois de um processo disciplinar, o Conselho de Disciplina decidiu decretar "falta de comparência sem justificação" aos dois clubes, uma decisão que implicava a descida ao último escalão dos dois clubes.
Esta é a decisão agora contrariada por dois dos acórdãos do Conselho de Justiça da federação, na sequência da análise aos recursos interpostos pelos clubes. O Conselho de Disciplina considera que o árbitro do encontro tinha dado o jogo como finalizado, pelo que não se aplica a "falta de comparência não justificada".
Acrescenta ainda um dos acórdãos que o resultado "que se verificava no momento em que o árbitro deu por terminado o jogo que opôs o GD Direito à AEIS Agronomia" deve ser homologado - o Agronomia vencia por 15-12 -, com todos os efeitos daí decorrentes, ou seja, o título nacional deve ser decidido entre Belenenses e Agronomia.