Presidente da República esteve com o tenista antes da partida. Marcelo afirma-se muito feliz pela vitória de João Sousa no Estoril Open.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou este domingo felicidade pela conquista do Estoril Open por João Sousa, uma vitória de que soube enquanto acompanhava a procissão de Nossa Senhora da Saúde.
"Passei primeiro a dar um abraço às 15h10. Pelos vistos, o abraço também ajudou um pouco e depois soube a meio da procissão da vitória, estou muito feliz", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, após as cerimónias da procissão, na praça do Martim Moniz, em Lisboa.
O chefe de Estado disse que ainda ia tentar estar com João Sousa: "Vamos lá ver se consigo".
TSF\audio\2018\05\noticias\06\marcelo_rebelo_de_sousa_2_joao_sousa
Questionado sobre uma condecoração ao primeiro tenista português a vencer o Estoril Open, o Presidente respondeu: "Para já, vamos encontrá-lo".
Durante a procissão, que acompanhou integralmente, durante mais de duas horas, Marcelo Rebelo de Sousa olhou várias vezes para o telemóvel.
O chefe de Estado, que é comandante supremo das Forças Armadas, justificou a ausência no Estoril Open com o compromisso em acompanhar a procissão de Nossa Senhora da Saúde, uma cerimónia religiosa com ligação às Forças Armadas, em que estiveram também presentes o ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, os chefes dos três ramos das Forças Armadas e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS).
"Cerimónias institucionais são cerimónias institucionais e esta cerimónia tem quase 500 anos, é uma cerimónia também militar, religiosa mas também militar, com presença das chefias militares", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.