Primeiro teste deu para estreia e goleada. Portugal dá cinco à Suécia na preparação para o Euro 2024
Veja os golos. A equipa portuguesa venceu por 5-2 no dia da estreia de Jota Silva com as quinas ao peito.
Corpo do artigo
A três meses do Euro 2024, Roberto Martínez deverá ter ficado muito satisfeito com o resultado e a exibição do primeiro teste. Portugal venceu esta quinta-feira a Suécia por 5-2, numa partida de preparação para o torneio que se realiza em junho na Alemanha.
Rafael Leão, Matheus Nunes e Bruno Fernandes fizeram o 3-0 com que a partida foi para intervalo, com Bruma e Gonçalo Ramos a fecharem as contas portuguesas na partida. Pelos suecos, o bem conhecido da Liga Portuguesa Gyökeres e Nilsson completaram o marcador.
O capitão Cristiano Ronaldo foi baixa, assim como Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix, todos com autorização para se apresentarem apenas no arranque dos trabalhos para o segundo particular deste mês, que será na terça-feira, na Eslovénia.
Roberto Martínez apostou em Rui Patrício na baliza, face à ausência de Diogo Costa, Nélson Semedo entrou para a ala direita da defesa e o regressado Nuno Mendes foi titular à esquerda. Pepe juntou-se a Rúben Dias no eixo defensivo. No meio-campo, Palhinha e Bruno Fernandes tiveram a companhia de Matheus Nunes, enquanto Rafael Leão, Bernardo Silva e Gonçalo Ramos compuseram o trio atacante. No banco figuravam quatro possíveis estreantes: Samuel Soares, Francisco Conceição, Jota Silva e Dany Mota.
O primeiro lance de perigo aconteceu logo aos três minutos, com Isak a cruzar rasteiro da direita e a bola a bater em Rúben Dias e a passar perto da linha de golo da baliza defendida por Rui Patrício.
Portugal respondeu dois minutos depois. Nuno Mendes recuperou a bola no meio-campo e arrancou em direção à área adversária, antes de servir Bruno Fernandes, mas Svanberg fez o corte antes que o português conseguisse rematar.
Aos 16 minutos, Portugal esteve muito perto de inaugurar o marcador. Contra-ataque conduzido por Rafael Leão, a bola chega a Gonçalo Ramos, mas o avançado deu para trás para um remate forte de Matheus Nunes. Perante o disparo, Robin Olsen fez uma grande defesa que impediu o 1-0.
Portugal estava a melhorar e isso deu frutos aos 24 minutos. Bola na frente para Gonçalo Ramos que deu de cabeça para Bernardo Silva. O remate embateu no poste, mas sobrou para um remate fortíssimo ao ângulo de Rafael Leão. Inaugurado o marcador em Guimarães.
E o segundo não tardou. Nove minutos depois, os portugueses trocaram a bola entre si até que Nuno Mendes deu para Matheus Nunes. O médio avançou até à área e rematou forte para o 2-0.
Antes de fechar o primeiro tempo, Portugal ainda chegou ao 3-0. Grande bola de João Palhinha na profundidade na direita, Nélson Semedo avançou até à linha final e parou, olhou para o meio e serviu Bruno Fernandes para um golo fácil.
A partida chegou ao intervalo com Portugal na frente e já com um resultado bastante confortável, mas, para Roberto Martínez, mais importante do que o 3-0 provavelmente o que mais agradará será a boa exibição da equipa portuguesa.
Para o segundo tempo, o selecionador de Portugal tirou Pepe, Nuno Mendes e Rafael Leão e introduziu António Silva, Toti Gomes e Bruma na partida. Os primeiros minutos depois do intervalo não foram fáceis para os portugueses. Com dificuldades na construção desde trás, os suecos conseguiam recuperar a bola rapidamente.
No entanto, na primeira vez que Portugal conseguiu realmente chegar à área adversária, voltou a marcar. Bruno Fernandes ganhou um ressalto a Lindelof e ficou isolado, mas não foi egoísta e ofereceu o golo a Bruma.
No minuto seguinte, a Suécia reduziu. Kulusevski encontrou espaço na direita, entrou na área e fez um cruzamento rasteiro e tenso para o desvio certeiro de Viktor Gyökeres ao segundo poste.
Alguém abriu a porta aos golos e Gonçalo Ramos também aproveitou para marcar o seu. Grande passe de António Silva para Nélson Semedo e o lateral cruzou rasteiro para o remate certeiro do avançado do PSG.
Nessa paragem houve mais um motivo de destaque na partida. Roberto Martínez fez mais duas alterações e estreou Jota Silva. Além do extremo, João Neves também entrou e saíram Gonçalo Ramos e Matheus Nunes.
A partida deixou de ter história até que, já bem perto do final, Kulusevski fez das suas no lado direito e cruzou certeiro para o golo de cabeça de Nilsson.
A partida terminou logo a seguir, com a vitória e boa exibição de Portugal naquele que foi o primeiro teste para o Euro 2024. Rui Patrício, Rúben Dias, Palhinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva foram os únicos a cumprir os 90 minutos, o que pode ser um indicador de alguns jogadores que irão trocar com os oito que só vão juntar-se aos trabalhos da seleção depois desta partida.
Onze de Portugal: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes, Palhinha, Matheus Nunes, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Bernardo Silva e Gonçalo Ramos.
Onze da Suécia: Robin Olsen, Emil Holm, Isak Hien, Lindelof, Augustinsson, Svanberg, Cajuste, Kulusevski, Isak, Elanga e Gyökeres.
Suplentes de Portugal: José Sá, Samuel Soares, João Mário, António Silva, Gonçalo Inácio, Toti Gomes, Diogo Leite, João Neves, Jota Silva, Francisco Conceição, Bruma e Dany Mota.
Suplentes da Suécia: Johansson, Nordfeldt, Krafth, Wahqvist, Forsberg, Ekdal, Salétros, Starfelt, Gustafson, Ondrejka, Nilsson, Dudmundsson e Olsson.