O treinador Vítor Pereira reafirma que a prioridade do FC Porto é a Liga, pelo que irá fazer uma «gestão inteligente» para o jogo com o Benfica, da Taça da Liga, que também pretende vencer.
Corpo do artigo
«É um jogo importante e vamos à Luz para ganhar. O FC Porto joga sempre com o sentido da vitória, mas sabemos que a prioridade é o campeonato embora não enjeitemos a possibilidade de ultrapassar mais uma fase da Taça da Liga», referiu o técnico, em conferência de imprensa.
A «gestão inteligente» anunciada por Vítor Pereira para o jogo das meias-finais da Taça da Liga com o Benfica, na Luz, passa por fazer descansar alguns dos jogadores mais utilizados e pelo recurso a outros que não tem sido primeira opção.
«Farei uma ou outra alteração no sentido de gerir o plantel, até porque temos alguns problemas ao nível de lesões», adiantou Vítor Pereira, que deixou de fora dos convocados o guarda-redes Helton e o avançado Cristian Rodriguez.
Vítor Pereira não quer, com esta forma de abordar o jogo com o Benfica, retirar seriedade nem importância à Taça da Liga ou deixar transparecer que é um jogo menos importante, justificando a opção com as prioridades.
Para o treinador, «a prioridade do FC Porto é o campeonato e a revalidação do título e a comparação entre estas competições, ou mesmo com a Taça de Portugal, é impossível. Para nós não é esta competição que salva uma época».
Apesar das anunciadas mexidas no "onze" a apresentar na terça-feira na Luz, Vítor Pereira recorda que é um "clássico" que se vai jogar e que a equipa de gestão que apresentar transmitirá confiança para vencer o jogo e chegar à final.
Apesar do histórico recente entre os dois clubes ser favorável ao FC Porto, que ainda no início de março venceu o Benfica, na Luz, por 3-2, para o campeonato, Vítor Pereira desvalorizou este indicador.
«Isso é passado e o de amanhã [terça-feira] é um jogo em que é preciso fazer historia e a história faz-se no próprio dia. Não acredito nos condicionalismos do passado e espero um jogo competitivo, bem disputado e conto regressar com uma vitória», sustentou.
Vítor Pereira recordou que "o FC Porto veio de um jogo complicado", frente ao Nacional, na Madeira, que os "dragões" venceram por 2-0, e que na próxima jornada tem igualmente uma deslocação difícil a Paços de Ferreira.
«Temos de fazer uma gestão inteligente, mas com a intenção de chegar à Luz, fazer um bom jogo e vencer», apontou Vítor Pereira, recordando que «o importante e fundamental é ganhar o campeonato».
O treinador dos "azuis e brancos" justificou ainda o facto de a Taça da Liga, "apesar de ser encarada com seriedade", não ser uma das principais prioridades dos "dragões" por ter aparecido recentemente e não ter o historial, por exemplo, de uma Taça de Portugal.
«Com tantas competições e numa altura em que as equipas já se encontram algo desgastadas, com muitos jogos, temos de definir prioridades e perceber que faltam sete jogos para acabar o campeonato e se os ganharmos de certeza que somos campeões», disse.
Ainda de acordo com Vítor Pereira, o FC Porto conquistou a Supertaça, quer o título nacional e ficará satisfeito se vencer a Taça da Liga, pois o objetivo do clube é somar títulos.
«Mas não ficará satisfeito só com a Taça da Liga», rematou.