No dia do clássico, e ainda antes de o jogo ter começado, as televisões filmaram um agente da PSP a agredir um adepto do Benfica, já no chão, com um pontapé.
Corpo do artigo
Num comunicado enviado às redações, a PSP explica que após ver as imagens difundidas pela comunicação social decidiu instaurar "imediatamente" um processo disciplinar ao agente que pontapeou um adepto do Benfica, pouco mais de meia hora antes de o jogo ter começado.
"Pelas 19h52, aquando da detenção de um dos cidadãos, nas imediações do estádio da Luz e antes do início do jogo, aparentemente um dos polícias usou a força pública de forma que poderá constituir infração disciplinar, por contrariar as normas sobre os limites ao uso de meios coercivos em vigor na PSP", refere em comunicado a Direção Nacional da PSP.
Nos termos do Regulamento Disciplinar da PSP, o processo disciplinar corre os seus trâmites na Unidade Especial de Polícia (UEP).
"Apesar do episódio referido, a PSP salienta o desempenho de todos os seus polícias envolvidos nesta operação de segurança, nomeadamente os da UEP, que permitiram que um policiamento complexo a um jogo de futebol de risco elevado, tivesse decorrido dentro da normalidade possível e sem a ocorrência de lesões graves para qualquer dos intervenientes", refere a mesma nota.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) fez no sábado um balanço final de 11 detenções considerando que estes adeptos tiveram comportamentos que consubstanciaram práticas ilegais ou crimes.