Para o Benfica-Sporting a PSP mobilizou cerca de 600 agentes e deixa o apelo já habitual para que os adeptos usem os transportes públicos na deslocação para o Estádio da Luz.
Corpo do artigo
A operação de segurança do jogo Benfica-Sporting deste domingo deverá mobilizar aproximadamente 600 elementos, distribuídos por várias valências da PSP, explicou o subintendente do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Pedro Pinho, na habitual conferência de imprensa que antecede um duelo entre os 'grandes' da capital portuguesa.
Pedro Pinho frisou o "risco elevado" associado a este encontro. No entanto, a postura dos adeptos dos dois rivais foi elogiado pelo coordenador da operação, que garantiu não temer uma eventual tensão pelos maus resultados recentes.
Sublinhando a importância de um jogo "que mexe com toda a cidade", Pedro Pinho lembrou que o Estádio da Luz terá "lotação esgotada", sendo esperados 63.500 espetadores, dos quais cerca de 3.400 são adeptos do Sporting, que se deslocarão para o recinto no cordão policial da PSP desde o Estádio José Alvalade.
De acordo com o subintendente da PSP, os meios são "em tudo semelhantes a recentes Benfica-Sporting", mas em número superior ao desafio de terça-feira dos 'encarnados' com o Nápoles, para a Liga dos Campeões, em que se registaram alguns incidentes entre adeptos.
A operação de policiamento do dérbi vai provocar algumas restrições ao nível da circulação e estacionamento nas zonas envolventes ao Estádio da Luz, nomeadamente na Av. Machado dos Santos, que ficará interdita ao estacionamento em toda a sua extensão.
As portas do recinto abrem às 16:00, duas horas antes do início do jogo, e a PSP deixou o apelo ao uso de transportes públicos, que serão reforçados no próximo domingo.
Domingo vai, aliás, ser um dia preenchido para as autoridades de Lisboa, dado o elevado número de eventos que se realizam na capital.
"Vamos ter a corrida Natal EDP de manhã, que começa na zona de Benfica e termina nos Restauradores. Há também um jogo de voleibol entre o Benfica e o Vitória [de Guimarães], de tarde, e à noite realiza-se o concerto de Elton John no MEO Arena", revelou o responsável pela operação de policiamento do dérbi lisboeta.