Puma entregou o título ao rei da selva. Benfica perde em Famalicão e Sporting é campeão
Veja os golos. O Benfica precisava de vencer para evitar já a festa dos leões.
Corpo do artigo
Havia um resultado para o Benfica evitar que o título fosse já entregue ao Sporting, mas a águia foi travado por um Puma, aparentemente amigo do leão. O Benfica perdeu este domingo em Famalicão por 2-0, o que fez com que o Sporting se sagrasse campeão nacional de futebol.
Os dois golos do jogo foram marcados na segunda parte, por Puma Rodríguez e Zaydou.
Para tentar evitar uma festa antecipada do Sporting, Roger Schmidt lançou Kökçü no lugar que habitualmente é de Rafa, deixando o internacional português no banco, e Carreras foi titular à esquerda, tendo Aursnes derivado para a direita. No meio-campo, Florentino ficou no banco e João Mário fez dupla com João Neves.
O jogo arrancou com um golo anulado às águias. O Famalicão perdeu a bola em zona recuada, a bola chegou a Marcos Leonardo que rematou, com Di María ainda a desviar antes de a bola entrar. No entanto, o argentino estava em posição irregular.
Ainda dentro dos primeiros cinco minutos, outro golo foi anulado. Jogada rápida dos famalicenses, Puma Rodríguez cruzou da esquerda e Cádiz emendou para o fundo da baliza, mas estava em fora de jogo.
Aos 18 minutos, Di María, na direita, puxou para o pé preferencial e cruzou para um cabeceamento perigoso de Marcos Leonardo parado por uma boa intervenção de Luíz Júnior.
O Famalicão também ficou perto do golo pouco depois, com Cádiz, em grande posição, a rematar por cima da baliza defendida por Trubin. Com 27 minutos jogados, Puma Rodríguez, à direita, tirou Carreras do caminho e disparou em arco ao poste.
O resto da segunda parte manteve a mesma toada repartida e o jogo foi para intervalo com o nulo no marcador. Roger Schmidt, descontente com a equipa, fez três alterações: entraram Rafa, Arthur Cabral e Florentino para os lugares de Marcos Leonardo, Kökçü e David Neres.
As águias entraram a controlar melhor o jogo e a encostar o Famalicão às cordas e a ter algumas oportunidades, mas sem conseguir marcar.
E se estava mal para as águias, pior ficou aos 71 minutos. Grande jogada coletiva do Famalicão, a bola chega a Puma Rodríguez à direita e o panamiano puxa para dentro e remata ao primeiro poste para o fundo das redes.
Cheirava a título e o odoro ficou ainda mais apurado aos 86 minutos. Topic isolou Zaydou e o médio famalicense disparou para o fundo da baliza de Trubin.
A partida terminou com a derrota benfiquista em Famalicão e o Sporting sagrou-se campeão nacional de futebol pela 20.ª vez na história.
Onze do Famalicão: Luíz Júnior, Aguirregabiria, Mihaj, Justin, Moura, Topic, Gustavo Sá, Zaydou, Chiquinho, Puma Rodríguez e Cadiz.
Onze do Benfica: Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Carreras, João Neves, João Mário, Di María, Kökçü, Neres e Marcos Leonardo.
Suplentes do Famalicão: Zlobin, Aranda, Gustavo Assunção, Riccieli, Liimatta, Filipe Soares, Danho, Nathan e Sorriso.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Morato, Arthur Cabral, Tengstedt, Rafa, Rollheiser, Tiago Gouveia, Florentino e Diogo Spencer.