O primeiro dos dérbis entre Sporting e (quase) Benfica foi jogado sob chuva torrencial. Nos leões alinharam oito jogadores que tinham trocado de lado da barricada.
Corpo do artigo
Começou a contagem decrescente para o dérbi de Lisboa, entre Benfica e Sporting, que se joga este sábado, a partir das 19h00, no Estádio da Luz, a contar para a terceira jornada da Primeira Liga.
Este é um clássico com muita(s) história(s) no futebol português e a TSF desafiou o historiador Francisco Pinheiro a revelar cinco das histórias que contribuíram para o crescimento da rivalidade entre águias e leões. Esta segunda-feira, destacamos o primeiro dérbi, o dos "desertores".
TSF\audio\2018\08\noticias\20\historias_do_derbi_historia_1_derbi_dos_desertores_
Foi a contar para o Campeonato de Lisboa, a 1 de dezembro de 1907, que se enfrentaram pela primeira vez o Sport Lisboa (que viria pouco depois a ser rebatizado de Sport Lisboa e Benfica) e o Sporting Clube de Portugal.
À época, o Sporting contava com 8 ex-jogadores do Sport Lisboa, a quem chamavam de "desertores", porque tinham trocado de equipa devido a desentendimentos no clube.
O jogo foi muito emotivo e disputou-se debaixo de chuva torrencial, chegando mesmo a ser interrompido. No meio do dilúvio, foi o Sporting que levou a melhor no primeiro dos dérbis de Lisboa, vencendo por 2-1.
Já o campeonato, foi uma história diferente: nem Sporting, nem Sport Lisboa. Foi ganho pelos "ingleses" do Carcavellos Club.