Quaresma já passou, mas ainda dá a Luz ao leão. Sporting vence na compensação e há dérbi decisivo para a semana
Veja os golos. Penálti de Félix Correia deixou os leões a perder bem cedo, Maxi Araújo conseguiu empatar a partida e, em tempo de compensação, Eduardo Quaresma deu a vitória ao Sporting
Corpo do artigo
Vai mesmo ser um dérbi em que ambos pode ser campeões. O Sporting venceu este domingo em casa o Gil Vicente por 2-1, na 32.ª jornada da I Liga, e voltou à liderança da Liga partilhada com o Benfica.
Félix Correia deu vantagem à equipa de Barcelos na primeira parte e Maxi Araújo só fez o empate aos 80, mas Eduardo Quaresma consumou a reviravolta em período de compensação.
Rui Borges deixou Morten Hjulmand no banco, devido ao castigo que o dinamarquês irá cumprir caso veja um cartão amarelo neste jogo. O trio de centrais foi composto por Eduardo Quaresma, St. Juste e Gonçalo Inácio, Geny Catamo e Maxi Araújo posicionaram-se nas alas, enquanto o meio campo foi composto por Morita e Debast. Na frente, Trincão e Pedro Gonçalves apoiaram Gyökeres.
Os leões tomaram conta da partida desde o primeiro minuto e iam cercando a baliza de Andrew, ainda que não tenham conseguido dar trabalho ao guarda-redes do Gil Vicente, já que todos os remates ou eram bloqueados, ou iam diretos para fora.
Os galos começaram a soltar-se a partir do minuto 15 e aos 21 Mutombo caiu dentro da área, com o árbitro a assinalar grande penalidade, após ver as imagens do VAR. Na conversão, Félix Correia fez o 1-0 para a equipa de Barcelos.
O resto da primeira parte só teve um ponto de história. Os Sporting tentava chegar ao empate, sem sucesso, e o Gil Vicente limitava-se a defender.
A história manteve-se na segunda parte até que, já com toda a "carne no assador", Maxi Araújo conseguiu o empate, aproveitando um ressalto depois de um remate desviado de Conrad Harder.
A tensão aumentou, a indecisão durou até ao último minuto e a tempo de Eduardo Quaresma fazer com que o dérbi da próxima semana possa ser histórico. Num canto cortado pela defensiva gilista, o defesa do Sporting rematou para o fundo da baliza de Andrew e ateou a loucura em Alvalade.
Com esta vitória, os leões voltam à liderança partilhada com o Benfica. Na próxima semana há dérbi na Luz, com ambas as equipas a poderem sair campeãs no final dos 90 minutos. Para isso, os leões precisarão de ganhar, enquanto as águias, para festejarem o título, necessitam de uma vitória por mais do que um golo.
Onze do Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, St. Juste, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Morita, Debast, Maxi Araújo, Trincão, Pedro Gonçalves e Gyökeres.
Onze do Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Marvin, Buatu, Mutombo, Cáseres, Bamba, Santi García, João Marques, Félix Correia e Pablo Felipe.
Suplentes do Sporting: Francos Israel, Matheus Reis, Fresneda, Esgaio, Geovany Quenda, Eduardo Felicíssimo, Hjulmand. Biel e Harder.
Suplentes do Gil Vicente: Brian Araújo, Tidjany Touré, Jorge Aguirre, João Teixeira, Sergio Lilli, Diogo Costa, Jordi Mboula e Kazu.