Quatro jogadores do Oriental foram detidos pela Polícia Judiciária. No Leixões e na Oliveirense também há detidos. LPFP reage condenando "todas as práticas que não respeitem a verdade desportiva".
Corpo do artigo
A polícia judiciária, contactada pela TSF, confirma que está em curso uma operação em todo o país relacionada com o combate à corrupção no desporto. A mesma fonte não esclarece, para já, se em causa está a viciação de resultados no futebol, nem confirma o numero de detidos.
O Diário de Notícias, no entanto, adianta que em causa estão suspeitas de resultados combinados.
"No final do jogo desta tarde com o Atlético no Estádio da Tapadinha, a Polícia Judiciária abordou os jogadores do Oriental André Almeida, Diego Tavares, João Pedro e Rafael Veloso e levou-os para as suas instalações para serem ouvidos", lê-se na página oficial do Oriental da rede social Facebook.
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1201375416541341
A operação em curso da Unidade de Combate à Corrupção da PJ tem o nome de 'Jogo Duplo'.
Para além dos quatro jogadores do Oriental, e segundo o diário desportivo O Jogo, a operação levou igualmente à detenção de jogadores e dirigentes no final do Oliveirense-Leixões, entre eles Carlos Oliveira e Nuno Silva, presidente e diretor desportivo do clube de Matosinhos. Outros quatro jogadores da Oliveirense, garante ainda a publicação, entre eles o guarda-redes e defesas, também foram levados.
Em comunicado, a Procuradoria Geral da República explica que "neste processo investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de corrupção passiva e ativa na atividade desportiva, nele figurando como suspeitos dirigentes e jogadores de futebol, bem como outras pessoas com ligações ao negócio das apostas desportivas". A PGR revela ainda que "em causa estão suspeitas de manipulação de resultados de jogos da II Liga de Futebol, com recurso ao aliciamento de jogadores".
O Oriental terminou a II Liga no penúltimo lugar e foi despromovido ao Campeonato de Portugal, terceiro escalão.
Já o Leixões festejou a permanência na II Liga portuguesa de futebol ao vencer fora a Oliveirense (1-2), que já estava despromovida.
Os leixonenses jogavam tudo neste encontro, mas foi só na segunda parte que a equipa resolveu o seu problema, primeiro com um golo do veterano Pedras (35 anos), aos 51 minutos, e depois com golo do tunisino Slim, aos 86 minutos, numa altura em que a partida estava empatada.
LPFP reage
"A Liga condena todas as práticas que não respeitem a verdade desportiva ou a tentem desvirtuar e confia na capacidade das autoridades, de modo a que se investigue e apure algum tipo de ilícito, no sentido de assegurar a integridade das competições profissionais", lê-se num comunicado publicado no site oficial do organismo.