Da formação de jovens jogadores ao comando técnico do Benfica. Pelo meio, passagens pelo Médio Oriente e Inglaterra. Títulos conquistados, só nas camadas jovens.
Corpo do artigo
Bruno Lage esteve apontado para assumir interinamente o comando técnico da equipa principal depois de Luís Filipe Vieira despedir Rui Vitória. O treinador regressou este ano ao Sport Lisboa e Benfica para assumir o comando da equipa B. É um treinador com formação em Educação Física, Saúde e Desporto, e especialização em Futebol.
Iniciou carreira na formação de jovens jogadores
O atual técnico da equipa B das águias iniciou a sua carreira como assistente técnico na formação do Vitória de Setúbal em 1997/98. Mas rapidamente quis "arriscar" no futebol sénior, e começou a treinar o UF Comércio Indústria na 1ª Divisão Distrital como treinador principal. Depois foi trabalhar como adjunto para AD Fazendense - 3.ª Divisão -, Est. Vendas Novas - 3ª Divisão e 2ª Divisão B - e SU Sintrense - 3ª Divisão.
Em 2004/05, Bruno Lage decide regressar ao futebol de formação e chega, pela primeira vez, ao SL Benfica, onde treinou as categorias Sub-10, Sub-15, Sub-17 e Sub-19. O técnico de 42 anos conquista títulos com as camadas jovens, mas ao terminar o contrato com as águias, em 2012, decide prosseguir a carreira num projeto no Médio Oriente, no Dubai. Bruno Lage começa a treinar no Al Ahli FC Dubai, as equipas de sub-19 e B do clube, até 2014.
Aventura inglesa com Carlos Carvalhal
Terminada a aventura no Médio Oriente, o homem que chegou a ser apontado como interino do Benfica, juntou-se em 2015 à equipa técnica de Carlos Carvalhal. O desafio inglês começou no Championship, ao serviço do Sheffield Wednesday, onde permaneceu até 2017. Depois acompanhou Carlos Carvalhal, na temporada passada, como treinador adjunto do Swansea, na Premier League.
Agora, e numa altura em que a saída de Rui Vitória do Benfica foi colocada em cima da mesa, Bruno Lage esteve perto de ter um dos maiores desafios da carreira ao assumir interinamente o comando técnico da equipa principal. Luisão e Júlio César, ex-jogadores do clube, também chegaram a ser apontados como fortes hipóteses se Rui Vitória deixasse a Luz.
Presente de Bruno Lage na Equipa B
Atualmente, Bruno Lage orienta a equipa B do Benfica, que está no 4.º lugar com 17 pontos. Os encarnados já jogaram nove jogos na Segunda Liga, e conseguiram cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. O Benfica B tem menos cinco pontos que o líder do campeonato, o Famalicão.
(Notícia atualizada às 14h20, depois de o Benfica confirmar que Rui Vitória fica à frente da equipa principal)