A queniana Nancy Jebet Langat venceu, este sábado, os 1.500 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim, ao superar as ucranianas Irina Lishchinska e Nataliya Tobias, medalha de prata e de bronze, respectivamente.
Corpo do artigo
Langat conquistou o ouro com o tempo de 4.00,23 minutos, com 1,40 segundos de vantagem sobre Lishchinska (4.01,63) e 1,55 sobre Tobias (4.01,78), enquanto a campeã do Mundo em título, Maryam Yusuf Jamal, do Bahrain, não aguentou o ritmo na recta final e caiu para o quinto posto, depois de acabar a última curva na segunda posição.
A atleta do Bahrain perdeu assim a oportunidade de ser a primeira de um país do Golfo Pérsico a subir ao pódio nos Jogos Olímpicos, numa prova "órfã" das grandes dominadoras dos últimos tempos, as russas Yelena Soboleva (líder do ranking) e Tatiana Tomashova (campeão do Mundo e da Europa), devido a casos de doping em vésperas dos Jogos.
Langat, que venceu a primeira medalha para o Quénia na distância no sector feminino, sucede à britânica Kelly Holmes, campeã olímpica em Atenas2004 dos 800 e 1.500 metros.
Pódio da prova: Ouro: Nancy Jebet Langat, Que. Prata: Irinia Lishchinska, Ucr. Bronze: Nataliya Tobias, Ucr.