Abel Kirui assegurou o seu segundo título mundial consecutivo na maratona, ao superiorizar-se de forma clara ao também queniano Vincent Kiprito e ao etíope Feyisa Lilesa.
Corpo do artigo
O queniano Abel Kirui revalidou, este domingo, o seu título mundial da maratona, ao vencer a prova da distância em Daegu, com o segundo melhor tempo de sempre em campeonatos mundiais.
Apesar de terem surgido dúvidas sobre a sua condição física, nomeadamente depois de ter abandonado a Maratona de Londres, em Abril, o queniano de 29 anos superiorizou-se claramente à concorrência, com um tempo de 2:07.38 horas.
Kirui conseguiu ainda ser o vencedor uma maratona em mundiais com o maior avanço de sempre face ao segundo colocado, ao deixar o seu compatriota Vincent Kipruto a 2.28 minutos de distância.
Este atleta queniano tornou-se também no segundo maratonista a conseguir revalidar o seu título mundial na distância, depois de o espanhol Abel Anton e do marroquino Jaoud Gharib terem conseguido idêntico feito.
Por seu lado, o etíope Feyisa Lilesa, de apenas 21 anos, tornou no maratonista mais novo a conseguir chegar a um pódio dos mundiais, ao ser terceiro, com 2:10.32 horas.