O queniano Abel Kipsang e a queniana Purity Rionoripo foram os vencedores da Maratona de Lisboa. Em destaque esteve o português Jorge Varela que alcançou o quinto lugar na prova masculina.
Corpo do artigo
O queniano Abel Kipsang venceu este domingo a terceira edição da Maratona de Lisboa, com um tempo de 2:09.26 horas, numa prova em que a surpresa foi o português Jorge Varela, que alcançou o quinto lugar.
Jorge Varela, do clube Areias de São João, foi o melhor português, obtendo o quinto posto, com 2:22.01, naquela que foi a sua segunda maratona, depois de se ter estreado na especialidade em março, em Barcelona, fazendo um tempo de 2:24.57 horas.
O atleta mostrou-se surpreendido com o resultado obtido mas feliz por ter sido o melhor português na prova. "Estou bem, estou feliz, fui o melhor português e atingi a minha melhor marca [na maratona] depois de me ter estreado na maratona em Barcelona", disse.
O vencedor da prova, Abel Kipsang, atleta de 22 anos, registou na prova lisboeta um novo recorde pessoal, superando a anterior marca, fixada nas 2:09.55 horas.
O pódio masculino da terceira Maratona de Lisboa ficou completo com mais dois quenianos: Samuel Theuri foi segundo classificado (2:09.56), enquanto Daniel Kiprop Limo (2:12.14) acabou em terceiro.
No setor feminino, a queniana Purity Rionoripo foi a vencedora, na sua estreia na distância, depois ano passado ter vencido também em Lisboa, mas na meia maratona. Na corrida de hoje, foi cronometrada com 2:25.09.
Subiram também ao pódio a também queniana Margaret Agai (2:29.12) e a etíope Beshadu Bekele (2:42.16).