O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, disse hoje que quer ir ao Estádio da Luz, sábado, na 10ª jornada da I Liga de futebol, jogar «olhos nos olhos» com o Benfica e discutir o resultado.
Corpo do artigo
«É um jogo atrativo, mais um jogo com um 'grande', com todos os acréscimos motivacionais que todos conhecem, mas não me parece que seja o mais difícil, às vezes os jogos mais difíceis tornam-se nos mais fáceis e o contrário também. Vamos ter um ambiente adverso, mas queremos jogar olhos nos olhos, discutir o jogo e o resultado», afirmou o técnico na antevisão da partida.
Jesualdo Ferreira defendeu que o Benfica é o favorito porque é um candidato ao título e joga em casa, mas o Braga quer «jogar bem» na Luz para poder discutir o resultado.
O treinador dos bracarenses desvalorizou ainda a ausência do treinador do Benfica, devido a castigo: «se o Jorge Jesus jogasse, a análise seria outra, a sua ausência não vai ter qualquer influência no rendimento dos jogadores, vai no quinto ano, 200 e muitos jogos que já fez no Benfica».
Considerando que o Benfica apresentou «algumas oscilações» no início da época, o que comprometeu a passagem à fase seguinte da 'Champions', notou que «Jesus finalmente aderiu ao 4x3x3, o que significa que só as equipas de top jogam nesse sistema».
Contudo, defendeu que o facto de estar «a jogar melhor» resulta mais «da qualidade dos seus jogadores e do tempo de trabalho» do que das alterações táticas implementadas.
O Braga vem de eliminar o Olhanense na Taça de Portugal, mas no campeonato soma quatro derrotas consecutivas e é apenas nono classificado, a oito pontos do Benfica (terceiro, com 20, a mesma pontuação do segundo, o Sporting).
O técnico confessou nunca ter imaginado que, nesta altura, a equipa estivesse nessa posição e que teria tanto trabalho para reconstruir a equipa bracarense.
«Acho que o Braga carrega a desilusão que foi o ano passado, as exigências mantiveram-se, mas há momentos em que as coisas terminam e têm que recomeçar, o problema é quando não se percebe isso e acho que foi isso que aconteceu», analisou.
Jesualdo Ferreira lembrou terem entrado muitos jogadores novos na equipa e a «exigência muito grande de ganhar sempre nem sempre é boa conselheira e nem sempre ajuda a um crescimento sustentável».
O jogo começa às 18:15 de sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa, e será arbitrado por Nuno Almeida, do Algarve.