Quique Flores revela numa entrevista à TSF as confissões de Ricardo Quaresma, com quem trabalhou no Al Ahli. O jogador nunca esqueceu o Porto. O antigo treinador do Benfica diz ainda que os encarnados podem voltar aos títulos este ano.
Corpo do artigo
Quique Flores, atual treinador do Al-Ain, do Dubai trabalhou com Quaresma no Al-Ahli e revela: «Sempre que falei com o Ricardo época passada ele disse-me que passou os melhores anos de futebolista no FC Porto. Portanto entendo que o regresso dele coincide seguramente com as necessidades que o Porto possa ter e com a vontade dele em voltar ao futebol europeu e de render na equipa que melhores sensações lhe deixou na carreira desportiva».
Para o Al Ahli, o ex-treinador do Benfica considera que ter Quaresma «foi uma aposta muito interessante, porque estavamos interessados em ganhar a Taça do Presidente e qualificar a equipa para a Liga dos Campeões Asiáticos. Ele ajudou-nos a conseguir os nossos objetivos. E isso foi importante. Deu-nos boas exibições e correspondeu ao que esperávamos dele, com golos em bons jogos. E partir daí, tudo está bem».
Quique Flores está convencido de que Ricardo Quaresma poderá regressar à seleção e quem sabe garantir um lugar no Mundial do Brasil.
«Obviamente primeiro tem que lutar para conseguir conquistar um lugar na equipa do Porto e isso nunca é tarefa fácil. Mas se ele conquistar um lugar no onze, isso quer dizer que estará a um nível suficiente para poder voltar à seleção. Por agora deve estabelecer objetivos a curto prazo. O primeiro deverá ser estar num grande plantel como o Porto, em segundo ser titular e em terceiro fazer tudo para estar no Mundial».
Benfica vai voltar aos títulos, Porto com problemas
Quique Flores segue todas as ligas europeias e a portuguesa com especial atenção. «Tenho amigos aí em Portugal, especialmente no Benfica e tenho pessoas conhecidas no Porto. Respeito muito a Liga portuguesa».
Em relação à luta pelo título, «sei que o Porto continua ganhador, nunca renuncia às virtudes que tem e ao bom funcionamento do clube. Tem mais problemas esta época, porque a Liga está muito mais equilibrada. Mas o Porto continua a dominar nos últimos anos. O Benfica está a trabalhar para voltar aos títulos. Na época passada esteve perto e este ano vai tentar voltar a essa rota.»
Mas, para Quique, «o Benfica tem que superar o trauma. A época passada foi muito traumática. Perder três finais é uma situação que te deixa um pouco deslocado. Mas enfim, é um clube grande, bem orientado, com grandes adeptos e estou convencido de que vão voltar aos títulos».
O primeiro lugar do Sporting, emblema que deixou uma boa impressão no espanhol, quando esteve na Liga portuguesa, não surpreende Quique Flores.
«Pareceu-me um clube sério, estruturado, que fazia as coisas muito bem. Passou nos últimos anos por um período de mudança de ciclo e de jogadores. Mas reoganizou-se bem, está forte e o normal é que estejam muito perto de Benfica e Porto», disse.