O presidente do Real Madrid confirmou a demissão do treinador espanhol, que será substituído por Zidane. O técnico francês promete "dar o coração" pelo clube.
Corpo do artigo
Florentino Pérez confirmou ao início da noite o que a imprensa espanhola revelara depois de almoço: Rafa Benítez sai do comando técnico da equipa e é substituído por Zinedine Zidane.
A mudança de treinador foi anunciada numa declaração sem direito a perguntas, após uma reunião da direção do Real Madrid, no estádio Santiago Bernabéu.
O presidente do Real Madrid disse ter tomado "uma decisão difícil" e garantiu que Benítez é "um grande profissional e uma magnífica pessoa", agradecendo o trabalho e a dedicação do treinador.
A imprensa espanhola refere que na base da rescisão estão os maus resultados do Real Madrid e também a relação complicada entre Benítez e alguns jogadores.
Rafa Benítez, de 55 anos, sai do clube oito meses depois de ter assinado um contrato de três temporadas. A rádio espanhola Cadena Ser diz que a indemnização a Benítez poderá chegar aos 25 milhões de euros.
Na hora de apresentar o novo treinador, Florentino Prez prometeu "toda a confiança e apoio" ao técnico, de quem destacou a "entrega e talento".
"É um orgulho ter-te a meu lado, porque sei que para ti a palavra impossível não existe", disse o presidente do clube ao novo treinador.
Zidane emocionado
O francês respondeu com emoção: "É um dia importante para mim, tenho um pouco de emoção mas isto é normal", referiu o antigo jogador do clube que até hoje era treinador do Real Madrid Castilla, a primeira filial merengue, que alinha no terceiro escalão do futebol espanhol.
Ao assumir funções como técnico do "melhor clube" e com os "melhores adeptos do mundo", Zidane prometeu "fazer o melhor possível para que a equipa ganhe algo no final da época".
"Creio que vai correr tudo bem, vou dar todo o coração a este clube", concluiu o treinador.
Após 18 jornadas, o Real Madrid está em 3º lugar da Liga Espanhola, a quatro pontos do líder, o Atlético de Madrid e a dois pontos do Barcelona, que tem menos um jogo.
O Real Madrid vai disputar os oitavos de final da Liga dos Campeões frente à Roma, mas já foi afastado da Taça do Rei, por utilização irregular do russo Cheryshev, no jogo da primeira mão dos 16 avos de final.