Rali Argentina: Loeb vence pela sétima vez seguida e conquista 70º triunfo
O francês Sébastien Loeb conquistou hoje o 70º triunfo no Mundial de Ralis, ao vencer pela sétima vez consecutiva o Rali da Argentina, que Armindo Araújo abandonou no antepenúltimo troço cronometrado devido a problemas mecânicos no Mini.
Corpo do artigo
Loeb terminou a prova sul-americana, a quinta de um total de 13 do Mundial, com uma vantagem de 15,2 segundos sobre o finlandês Mikko Hirvonen, seu companheiro de equipa na Citroen, enquanto o norueguês Mads Ostberg (Ford) foi terceiro, com mais 3.10,4 minutos.
Ostberg repetiu a presença no lugar mais baixo no pódio, depois de ter sido terceiro no Rali de Portugal, a prova anterior do Mundial de Ralis.
Sébastien Loeb somou na Argentina a terceira vitória na temporada, depois de ter concluído em primeiro os ralis de Monte Carlo e do México, e reforçou a liderança do Mundial, com 91 pontos, mais 18 do que o norueguês Petter Solberg (Ford), que venceu a totalidade dos seis troços de hoje.
Armindo Araújo, 15º no Mundial, foi forçado a desistir quase no final da prova, no 17º e antepenúltimo troço cronometrado, quando tinha quase garantido o nono lugar com que o português findou o terceiro dia do Rali da Argentina.
«Tivemos alguns problemas nos dias anteriores, mas fomos conseguindo ultrapassar as dificuldades e manter viva a hipótese de cumprir com os objetivos que traçámos à partida. A meio da antepenúltima especial, e com a nona posição da geral mais do que segura, o braço da direção partiu-se e só nos restou encostar. Depois de todo o esforço que efetuámos durante quase 500 quilómetros, é frustrante não conseguir terminar», afirmou Armindo Araújo, citado pela sua assessoria de imprensa.
O piloto de Santo Tirso não escondeu o desalento com o abandono, perto do pódio, instalado em Villa Carlos Paz.
«Ter problemas no derradeiro dia é sempre o pior dos cenários para as equipas e, desta vez, fomos nós os azarados. É a segunda prova consecutiva em que não somos felizes, mas temos que levantar a cabeça e pensar no que ainda resta do campeonato. Perdemos mais uma boa oportunidade para pontuar. Até ao final do ano, temos oito provas pela frente e vamos trabalhar para conseguir bons resultados», disse Araújo.
A próxima prova do campeonato será o Rali da Acrópole, na Grécia, de 25 a 27 de maio, com a participação assegurada de Armindo Araújo.