O Rali de Portugal de 2013 terá lugar de 12 a 14 de abril, confirmou hoje o Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), com a publicação do calendário que inclui 13 provas, dez das quais na Europa.
Corpo do artigo
Por comparação com a temporada passada, o Rali de Portugal, que se vai manter no sul do país, avança duas semanas e é a 4ª prova de campeonato mundial da modalidade (WRC), tal como sucedeu este ano, depois dos ralis de Monte Carlo, Suécia e México.
Em comunicado, a organização confirmou que o Rali de Portugal vai voltar a ter a sua base no Estádio Algarve, «onde será instalado uma vez mais o Parque de Assistência», e que o percurso incluirá «as tradicionais classificativas do Baixo Alentejo e do Algarve, para além da deslocação à Praça do Império para a realização da Superespecial de Lisboa».
O restante calendário está delineado, com exceção do rali da Alemanha, cuja data ainda está por definir.
A alternância entre o rali da Nova Zelândia, no programa este ano, e da Austrália, que regressará em 2014, mantém-se, enquanto o rali da Grã-Bretanha volta à data habitual no calendário, sendo a última etapa da temporada.
Seguindo uma política generalizada de redução de custos, as escuderias inscritas no campeonato podem participar em apenas sete provas, sendo uma delas obrigatoriamente fora da Europa.
O mundial de ralis de 2013 será o último em que participa o francês Sébastien Loeb, oito vezes campeão mundial.
Calendário 2013 do WRC:
17-20 janeiro: Monte Carlo (asfalto)
8-10 fevereiro: Suécia (neve/gelo)
8-10 março: México (terra)
12-14 abril: Portugal (terra)
3-5 maio: Argentina (terra)
30 maio-2 junho: Grécia (terra)
21-23 junho: Itália (terra e/ou asfalto)
2-4 agosto: Finlândia (terra)
Data a confirmar: Alemanha (asfalto)
13-15 setembro: Austrália (terra)
4-6 outubro: França/Alsácia (asfalto)
25-27 outubro: Espanha/Catalunha (asfalto)
15-17 novembro: Grã-Bretanha/País de Gales (terra).