Rali Finlândia: Loeb lidera após primeira etapa, Armindo Araújo 23.º
O francês Sébastien Loeb (Citroen DS3) venceu a primeira etapa do Rali da Finlândia, oitava prova do mundial, batendo por 7,3 segundos os pilotos locais Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen.
Corpo do artigo
Loeb cumpriu os três troços, na distância total de 29,9 quilómetros cronometrados, em 15.07,1 minutos, deixando a dupla da casa Latvala (Ford Fiesta RS) e Hirvonen (Citroen DS3) a curta distância.
O gaulês octocampeão do Mundo venceu as primeira e terceira especiais, enquanto a segunda foi conquistada por Petter Solberg (Ford RS), que o superou por apenas um décimo de segundo.
O norueguês foi prejudicado por problemas de tração na última especial, que ajudou a estipular a perda total em 9,2.
O grande equilíbrio prova-se pelos dois décimos de segundo que separam a dupla finlandesa do quarto lugar, ocupado pelo norueguês Mads Osterberg (Ford Fiesta RS), o melhor dos pilotos privados.
Destaque ainda para o australiano Chris Atkinson que volta ao mundial após muitos meses de afastamento e que substitui o qatari Nasser Al-Attiyah, que está nos Jogos Olímpicos nos quais conquistou uma medalha de bronze na prova de tiro, em skeet.
Depois de ter perdido 9,996 segundos na prova de qualificação na estreia com o seu MINI John Cooper Works, Armindo Araújo caiu hoje oito lugares para 23.º da geral a 1.22,5 minutos de Loeb.
O português foi 23.º na primeira especial, 14.º na segunda e 23.º na terceira.
A segunda etapa disputa-se na sexta-feira, com um total de 621,55 quilómetros, "apenas" 133,82 cronometrados, repartidas entre nove especiais.