Rampa da Falperra está prestes a arrancar e promete "duelo sem tréguas". Prova terá maior participação de sempre
De 17 a 19 de maio, são 157 mil os inscritos que vão rumar a Braga para o evento que este ano está mais amigo do ambiente
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A 43.ª Rampa da Falperra promete um “duelo sem tréguas” entre o francês Geoffrey Schatz e o italiano Christian Merli pelo primeiro lugar no Campeonato da Europa de Montanha, com a possibilidade de um 'outsider', o espanhol Joseba Iraola, vir baralhar as contas. As previsões são do presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM), Rogério Peixoto, responsável pela organização do evento que promete levar a Braga 150 mil aficionados do desporto automóvel.
“Os dois primeiros ficaram com uma diferença de sete décimos de segundo na Rampa do Al Fito, em Espanha”, realça.
A categoria GT é outra onde Rogério Peixoto aposta que possam surgir surpresas. “Teremos portugueses que poderão dar luta aos pilotos europeus como é o caso do Carlos Vieira, que pode fazer miséria nesta Rampa”, aponta.
A programação tem início esta sexta-feira, 17 de maio, com a exposição dos carros no Largo do Pópulo. Além dos protótipos estará presente um Fórmula 4 que será conduzido por Ricardo Gomes.
Segue-se, pelas 19h00, o desfile até à Avenida Central. As três séries de treinos estão agendadas para sábado a partir das 9h30. A primeira corrida oficial está prevista para as 15h50. No domingo, os motores começam a ranger pelas 08h00.
A Rampa da Falperra integra a terceira prova do Campeonato da Europa e quarta do Campeonato de Portugal de Montanha (CPM) JC Group.
Rampa da Falperra poderá custar 200 mil euros
Tudo aponta para que a 43.ª edição da Rampa da Falperra também venha a bater recordes no que toca ao seu orçamento. Um aspeto que preocupa o presidente do CAM que diz “não estar otimista” em relação ao fecho de contas no final de 2024.
“Só no final do ano podemos fazer as contas. De qualquer das formas, se isso acontecer para nós será um desgosto e teremos de repensar o que vamos fazer daqui para a frente, porque realmente trabalhar o ano todo e chegar ao final sem lucro para nós não faz sentido continuar com a Rampa”, confessa.
Português mais rápido de 2023 aponta ao pódio do Campeonato de Portugal
A TSF conversou com o piloto português mais rápido na edição de 2023, António Rodrigues que voltará a percorrer os 5,2 quilómetros da Rampa da Falperra no Silver Car EF 10.
O piloto natural do Peso da Régua teve alguns problemas com o protótipo que se insere na categoria 2 do Europeu, por isso, esta será a primeira Rampa do ano. Contudo, as expetativas continuam a passar por vencer no Campeonato de Portugal.
“É a prova que toda a gente procura”, aponta. Quanto às caraterísticas da pista, o piloto da NJ Racing /Lusimed fala num circuito “rápido” em que “facilmente são ultrapassados os 200km/hora”. Sábado, durante as três subidas de treino, serão feitas as afinações finais ao Silver Car.
Rampa da Falperra quer atingir neutralidade carbónica em 2030
Em 2023, o CAM contabilizou uma pegada carbónica de 198 toneladas, das quais 95% são referentes às deslocações dos pilotos em avião. Para 2030, o objetivo é alcançar a neutralidade carbónica, sendo que o futuro começa já nesta edição com a plantação, no final do ano, já programada com o Município de Braga de 600 árvores.
Esta será mesmo a edição mais verde de sempre com a organização a utilizar exclusivamente veículos elétricos, o papel também foi eliminado com a ajuda de uma aplicação e o plástico deu lugar, a título de exemplo, a copos de papel.
O impacto das deslocações do público também poderá ser diminuído caso optem por utilizar os TUB – Transportes Urbanos de Braga que durante o evento irão realizar viagens ida e volta para o circuito a apenas um euro.
