Raphinha volta a decidir e gela Luz: Benfica perde frente ao Barcelona. Veja o golo
Foi um jogo de águas paradas, mas as oportunidades foram inundando o Estádio da Luz. Raphinha acabou por voltar a decidir na Luz, ainda que o Barcelona estivesse reduzido a dez
Corpo do artigo
O Barcelona venceu esta quarta-feira o Benfica, por 1-0, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, e está mais longe de conseguir um lugar nos quartos.
O balde de água fria foi despejado sobre os encarnados aos 61 minutos: António Silva, num erro monumental, entrega a bola aos pés de Raphinha, que não desperdiça a oportunidade. Finalmente, num jogo em que as oportunidades foram inúmeras, as águas agitaram-se pela primeira vez com o brasileiro a atirar para o fundo das redes das águias, que pareciam anestesiadas.
Raphinha, que chegou a jogar no Sporting e Vitória SC, já tinha bisado frente ao Benfica, em janeiro, e esta quarta-feira acabou por voltar a resolver o duelo.
Cubarsí viu o vermelho direto, aos 21 minutos, e deixou os catalães reduzidos a dez, mas nem isso inspirou o Benfica, num duelo cheio de aberturas, que acabaram desperdiçadas. A equipa encarnada mostrou-se incapaz num relvado que exigia criatividade.
O guarda-redes Szczesny, que em outubro do ano passado saiu da reforma para defender as redes do FC Barcelona, foi uma muralha na baliza dos catalães, com quase uma dezena de intervenções. O guardião polaco parou tudo o que havia para parar, embora grande parte das vezes o nível de concretização da formação de Bruno Lage deixou muito a desejar.
Num jogo em águas paradas, surge uma grande chance para Pavlidis aos 50 minutos, mas a tentativa saiu furada. Carreras desmarcou-se na esquerda da área e conseguiu levar a bola até à linha de fundo, o grego e rematou, mas por cima da baliza. O jogador leva as mãos ao ar.
Um minuto depois foi a vez de Aursnes, que tentou rematar para o fundo da baliza, mas a defesa de Szczesny impôs-se.
Já aos 75 minutos surge uma nova oportunidade para os encarnados: João Rêgo cruzou na direita e Koundé cortou para canto, Akturkoglu respondeu, mas rematou fora da área contra um defesa. Nem um minuto depois o jogador turco tem nova opção, mas a tentativa é novamente em vão.
A melhor defesa de Szczesny em toda a partida acabou mesmo por acontecer logo aos 18 segundos, impedindo um golo madrugador do turco Aktürkoglu, num jogo em que Trubin voltou à baliza dos lisboetas, mas em que Florentino e Di Maria continuaram ausentes por lesão.
O Benfica recebeu esta quarta-feira o FC Barcelona, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, um mês e meio após ter perdido com os catalães por invulgar 5-4, na nova fase de liga.
Onze do Benfica: Trubin, Carreras, António Silva, Aursnes, Tomás Araújo, Orkun Kökçü, Pavlidis, Kerem Aktürkoğlu, Barreiro, Schjelderup e Otamendi.
Onze do Barcelona: Szczęsny, Cubarsí, Balde, Iñigo Martínez, Pedri, Lewandowski, Raphinha, Yamal, Olmo, F. de Jong e Koundé.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Arthur Cabral, Belotti, Prestianni, Dahl, Nuno Félix, Leandro Santos, Hugo Félix, Bajrami, João Rego e Diogo Prioste.
Suplentes do Barcelona: Iñaki Peña, Kochen, Ronald Araújo, Ferran Torres, Ansu Fati, Pablo Torre, Fermín López, Casadó, Pau Victor, Eric García, Héctor Fort e Gerard Martín.
