"Reação inqualificável." Jornalista alvo de agressões verbais por técnicos do Benfica
O diretor do site zerozero adiantou que o Benfica manifestou uma posição "compreensiva" em relação ao assunto.
Corpo do artigo
Um jornalista do site zerozero foi vítima de agressões verbais por parte da equipa técnica do Benfica, no final do Sporting-Benfica em futsal, mas o clube já contactou o site, disse à Lusa esta segunda-feira o diretor do título.
"No final da conferência de imprensa o nosso jornalista fez uma pergunta sobre transição defensiva", num jogo em que o Sporting venceu o clube da Luz por 4-2, e "a equipa técnica que estava na sala foi" ao seu encontro e teve "uma postura intimidatória", resumiu Luís Paulo.
Isso mesmo explicou à TSF Pedro Cunha, chefe de redação do zerozero.
"No final do jogo entre Benfica e Sporting, o nosso jornalista estava na conferência de imprensa a representar o zerozero, fez uma pergunta absolutamente normal, até mais do ponto de vista técnico. O treinador Mário Silva deu uma resposta correta, perfeitamente correta, nada a apontar nesse sentido, e no final da conferência de imprensa, de forma absolutamente surpreendente, elementos da equipa técnica do Benfica, que não Mário Silva numa primeira fase, abordaram o nosso jornalista de uma forma incorreta, agressiva, verbalmente agressiva, questionando a opção do jornalista pela fotografia que ilustrou a crónica da partida e que tinha o Taynan, jogador que tinha sido também figura pelos piores motivos minutos antes", descreveu Pedro Cunha.
O chefe de redação do zerozero explicou que a fotografia era temporária e que isso foi dito à equipa técnica do Benfica, mas nem assim as agressões verbais pararam.
"Nós temos sempre um repórter fotográfico nos pavilhões e nos estádios. Neste caso no pavilhão. As fotos não entram todas de uma vez no nosso sistema e o fotógrafo de serviço na altura só optou por colocar essa logo no sistema para termos alguma base para publicarmos a crónica no final. Depois, obviamente, mal entraram outras fotos, a crónica foi atualizada com outra foto diferente, mas durante alguns minutos foi essa que esteve no sistema e foi essa que, de forma surpreendente, no nosso ponto de vista, originou a reação inqualificável, inaceitável e intolerável da equipa técnica do Benfica à qual se juntou Mário Silva passado alguns segundos", explicou o chefe de redação do zerozero.
O jornalista foi acusado de ser facioso, ter mau caráter e promover um batoteiro. Agora, o site pondera apresentar queixa dos responsáveis encarnados, mas diz que tudo depende do Benfica.
"Tivemos algumas conversas informais com o Benfica. Devo dizer que nessas conversas os responsáveis pelo Benfica, da comunicação, foram extremamente cordiais, corretos e pediram-nos, de forma reiterada, desculpa. Contrataram também já o nosso jornalista para o fazer, mas até este momento os envolvidos no caso diretamente, o Mário Silva e os seus adjuntos, não o fizeram até agora, portanto. Já passaram quase 24 horas e ainda não o fizeram. Esperamos que o venham a fazer e isso poderá influenciar o nosso próximo passo. Fomos contactados pelo sindicato que se colocou ao nosso lado e creio que ainda hoje vão emitir comunicado a lamentar a situação. Depende, nesta altura, do posicionamento formal do Benfica para sabermos aquilo que vamos fazer a seguir", acrescentou.
No 'site', o zerozero refere que "o incidente mancha o nome da instituição da Luz e só pode merecer absoluta reprovação por parte da administração e da direção de informação" daquele título.
De acordo com o órgão de omunicação social, tudo aconteceu no pavilhão da Póvoa de Varzim, "nos momentos que se seguiram à conferência de imprensa de Mário Silva, treinador do Benfica".
O 'site' de informação recorda que "o Sporting venceu por 4-2, conquistou o troféu, mas o lance que está a dar que falar envolveu Taynan, que saiu do banco de suplentes para invadir a quadra e cortar um contra-ataque dos encarnados a cerca de minuto e meio do final, numa altura em que Merlim estava caído com queixas".
Ora, "no final da partida, o zerozero, presente no local, lançou de imediato a crónica alusiva ao encontro" e "na capa da mesma, uma foto de Taynan nos festejos do primeiro golo".
No final do jogo, o treinador do Benfica, Mário Silva, falou na conferência de imprensa, tendo respondido às questões "de forma respeitosa e expondo o seu ponto de vista", lê-se na nota publicada no zerozero.
"No momento em que a conferência de imprensa terminou e as câmaras se desligaram, o 'staff' técnico do Benfica, que se colocou no fundo da sala de imprensa, abordou o jornalista do zerozero no local e exigiu justificações sobre o porquê da foto de capa pertencer a Taynan, o jogador envolto na polémica e que foi, inclusive, apelidado de 'vândalo' e 'batoteiro'", relata o 'site'.
O jornalista tentou explicar o porquê da foto - "e foi exatamente essa que o zerozero tentou passar aos adjuntos de Mário Silva, que não se mostraram particularmente interessados em ouvir".
Entretanto, o técnico, "que já se dirigia para a saída, ao aperceber-se do que se passava no fundo da sala, parou junto à porta e juntou-se ao ataque verbal", aproveitando a situação para "proferir frases como 'por isso é que fizeste aquela pergunta falaciosa', 'promoveste um batoteiro' ou 'tens mau caráter'", relata o zerozero.
O órgão de comunicação social destaca ainda a "postura correta do assessor de imprensa do Benfica, Rui Mendes, que desde o primeiro sinal de confusão procurar serenar os ânimos e retirar a equipa técnica das águias do local".
O jornalismo "atravessa dias decisivos e o zerozero continuará a tratá-lo com o cuidado que este nos exige. Sempre a pensar nos nossos milhares de leitores", conclui.
