
Real Madrid chega aos 100 pontos
Reuters
O já campeão Real Madrid despediu-se da época 2011/12 com um triunfo (4-1) sobre o Maiorca, alcançado o recorde de 100 pontos num temporada, mas Ronaldo falhou o título de melhor marcador.
Corpo do artigo
No Santiago Bernabéu, o internacional português até abriu o marcador, aos 19 minutos, tornando-se no primeiro jogador da história da competição a marcar às restantes 19 equipas em prova, mas precisava de mais quatro para igualar os 50 de Lionel Messi (FC Barcelona) na luta pelo "pichichi".
Mesmo assim, a equipa do português José Mourinho bateu o recorde de 100 pontos numa só temporada, ultrapassando os 99 do FC Barcelona em 2009/10, e somou um total de 121 golos, o máximo numa só época na Liga espanhola.
A goleada "merengue" ficou completa com dois tentos do alemão Mehmet Ozil e um do francês Karim Benzema, enquanto Castro marcou para o Maiorca.
Na última ronda, o Málaga, dos portugueses Duda e Eliseu, garantiu o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, ao assegurar o quarto lugar após um triunfo por 1-0 sobre o Sporting Gijon, do portuense Castro, que viu confirmada a descida à segunda divisão.
Fora da "Champions" ficou o Atlético Madrid, apesar de ter vencido no campo do Villarreal, por 1-0. Um golo de Falcao, aos 88 minutos, deixou em lágrimas jogadores e adeptos da casa, já que sentenciou a despromoção do "submarino amarelo".
Esta temporada, o Villarreal esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões e nos últimos anos era presença constante nos primeiros lugares do campeonato espanhol, acabando por realizar uma temporada de pesadelo, juntando-se ao Gijon e ao Racing Santander na segunda divisão.
O tento de Falcao, o 25º na sua época de estreia na competição, valeu também a salvação do Granada, do português Carlos Martins, que foi derrotado por 1-0 no terreno do Rayo Vallecano, outra equipa que também só se salvou na última ronda.
O Saragoça, que durante grande parte da época foi o último classificado da prova, também se salvou à despromoção, com um triunfo por 2-0 no campo do Getafe, que terminou o encontro com três expulsões.
O português Hélder Postiga marcou o segundo tento da sua equipa, já nos descontos, enquanto Ruben Micael foi titular e atuou os 90 minutos.
O Levante, a equipa surpresa desta edição da Liga espanhola, garantiu a qualificação para as competições europeias, com uma confortável vitória sobre o Athletic Bilbao, por 3-0, juntando-se ao Atletico Madrid e à equipa basca, finalista da Taça do Rei frente ao FC Barcelona, na Liga Europa do próximo ano.