
Real Madrid
Reuters
O Real Madrid recebeu e venceu, esta noite, o Levante por 4-2, em encontro da 23ª jornada da Liga espanhola, com um "hat-trick" de Cristiano Ronaldo, ampliando para dez pontos a vantagem sobre o FC Barcelona.
Corpo do artigo
Os três golos de Cristiano Ronaldo permitem-lhe solidificar a liderança dos melhores marcadores, somando agora 27, mais quatro do que o rival argentino Lionel Messi, autor de 23.
Além disso, o terceiro golo do jogador português, um golo de "levantar" o estádio, na sequência de um remate de fora da área em que a bola descreveu uma trajetória invulgar, subindo muito e descendo abruptamente antes de entrar na baliza, constituiu o golo número 4.000 do Real Madrid, no Santiago Bernabéu, em competições oficiais.
[youtube:t6s4JBiRJRI]
A equipa "merengue" aproveitou o deslize do rival da Catalunha, que perdeu por 3-2 na deslocação a Pamplona, frente ao Osasuna, para aumentar a vantagem pontual e dar mais um passo rumo à conquista do título.
No entanto, não foi um triunfo fácil para o Real Madrid, que começou o jogo praticamente a perder, depois do defesa argentino Gustavo Cabral ter inaugurado o marcador, logo aos cinco minutos, de cabeça, na sequência de um livre.
Após o golo, o Levante colocou literalmente o "autocarro" à frente da sua baliza, defendendo com dez homens e deixando apenas na frente o marfinense Aruna Koné, na tentativa de suster a "avalanche" ofensiva do Real, que só em cima do intervalo conseguiu igualar, através de um penalti executado por Cristiano Ronaldo.
Num dos jogos hoje disputados, da 23ª jornada, o "lanterna vermelha" Saragoça protagonizou a surpresa da jornada ao vencer no terreno do Espanyol, quinto classificado, com os mesmos pontos do quarto, o Levante, por 2-0.
Para a vitória do Saragoça contribuíram os portugueses Hélder Postiga, que foi titular e cedeu o seu lugar a Juan Carlos, aos 85 minutos, e Rúben Micael que começou o jogo no "banco" e foi lançado em campo aos 61 minutos, a render Luís Garcia.
O Málaga, nono classificado, recebeu e venceu o Maiorca, 14º, por 3-1, enquanto a equipa do Rayo Vallecano (13º) bateu em casa o Getafe (10º) por 2-0.
O terceiro da tabela classificativa, o Valência, goleou o Sporting de Gijón, no Mestalla, por 4-0, ao passo que o Villarreal venceu na receção ao Granada por 3-1, com o terceiro golo do "submarino amarelo" a ter assinatura do guarda-redes emprestado pelo Benfica, Júlio César, que na sequência de um cruzamento, ao pretender socar a bola, introduziu-a na própria baliza, num lance invulgar.
Pela equipa do Granada alinharam ainda o internacional português Carlos Martins, no eixo do meio-campo, e o argentino emprestado pelo Benfica, Jara, que jogaram os 90 minutos.
A 23ª jornada abriu no sábado, com três jogos, entre eles o Osasuna-FC Barcelona que proporcionou uma surpresa com a vitória dos locais sobre a equipa catalã por 3-2, o Racing Santander-Atlético de Madrid, que terminou com um nulo, e o Bétis-Athletic de Bilbau, vencido pelos andaluzes por 2-1.
A jornada fecha na segunda-feira, com a partida Real Sociedad-Sevilha.