Grande quanto baste para o pequeno. SC Braga vence Rebordosa na Taça de Portugal
Veja os golos. Rony Lopes e Álvaro Djaló deram a passagem aos minhotos.
Corpo do artigo
O SC Braga vai do oito ao 80 em menos de uma semana e fez o suficiente para ultrapassar o desafio teoricamente mais fácil. Os minhotos venceram o Rebordosa por 2-0, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, antes de receber o Real Madrid para a Liga dos Campeões.
Mas, apesar da aparente tranquilidade do resultado, a equipa do Campeonato de Portugal criou algumas dificuldades aos bracarenses. Contudo, os golos de Rony Lopes e Álvaro Djaló chegaram para impor a lei do mais forte na prova rainha do futebol português.
TSF\audio\2023\10\noticias\19\19_outubro_2023_filme_do_jogo_braga_2_0_rebordosa
Apesar da proximidade da receção ao Real Madrid para a Liga dos Campeões, Artur Jorge não trocou tantos jogadores como poderia acontecer. Rony Lopes e Roger foram titulares nas alas do ataque, com João Moutinho e André Castro a fazerem a dupla de médios. Na lateral direita, Vítor Carvalho foi adaptado ao lugar que costuma ser do lesionado Victor Gomez.
Depois de dez minutos em que o SC Braga tomou conta do jogo, mas não conseguia desenvencilhar-se da teia do Rebordosa, o golo aconteceu mesmo. Vítor Carvalho avançou pela direita e cruzou atrasado para a meia-lua da área. Rony Lopes recebeu, puxou para o pé esquerdo e fez um passe para a baliza, inaugurando o marcador.
https://tsf.vsports.pt/embd/90295/m/18286/tsf/484844d0c154de812d9d1571cf020bc0?autostart=false
O domínio da partida era, naturalmente, SC Braga, mas o Rebordosa apresentava-se em jogo de forma ambiciosa, tendo alguns momentos de atrevimento em que tentava chegar à área bracarense.
A equipa minhota voltou a estar perto do golo no minuto 26. Grande jogada entre André Horta e Adrián Marin, a bola foi ter com Rony Lopes que isolou Abel Ruiz, mas o remate do espanhol foi defendido por Pedro Soares.
Aos 33 minutos, o Rebordosa teve primeira ameaça mais séria à baliza de Tiago Sá. Miguel Mota arrancou, tirou vários adversários do caminho e rematou para defesa do guarda-redes bracarense.
Até ao final da primeira parte, o Rebordosa mostrava cada vez mais as garras. Com as linhas mais subidas, impedia que os bracarenses chegassem com perigo à sua baliza e aproveitavam as recuperações de bola para tentar chegar à área minhota e criar oportunidades de golo. Exemplo disso foi novo remate de Miguel Silva para defesa de Tiago Sá, mas o resultado não se alterou.
O segundo tempo começou com a pior notícia possível para a equipa da casa. Hugo Alves fez falta sobre Abel Ruiz, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
https://tsf.vsports.pt/embd/90300/m/18286/tsf/d99dc1078ff45ff42f72a661ed3a3aca?autostart=false
Com mais um jogador em campo, a vida do SC Braga ficou facilitada. A equipa de Artur Jorge somava oportunidades de golo, mas o resultado não se avolumava graças ao desacerto dos minhotos e à grande partida que Pedro Soares ia fazendo.
O que parecia inevitável aconteceu mesmo aos 62 minutos. Álvaro Djaló, acabado de entrar, roubou a bola ao Rebordosa em zona ofensiva e, perto da linha da área, disparou rasteiro para o segundo golo da partida.
https://tsf.vsports.pt/embd/90302/m/18286/tsf/3137a16f1102cc87f0e40f2adb47af84?autostart=false
Apesar de estar a jogar contra uma equipa três divisões acima e de estar com menos um elemento em campo, o Rebordosa esteve muito perto de marcar. A equipa da casa recuperou a bola em zona subida e, quando chegou ao lado direito, Diogo Almeida disparou à barra da baliza de Tiago Sá.
Até ao final, mais ninguém conseguiu fazer balançar as redes das balizas e, com esta vitória, o SC Braga é a primeira equipa a saber que vai estar no sorteio para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Onze do Rebordosa: Pedro Soares; Rui Filipe, Rui Pacheco e Miguel Mota; Edgar Teixeira, Tó Jó, Luís Gonçalves e Miguel Silva; Pipo, Dinis e Hugo Alves.
Onze do SC Braga: Tiago Sá; Vítor Carvalho, Fonte, Paulo Oliveira e Adrián Marín; Castro e João Moutinho; Rony Lopes, André Horta e Roger; Abel Ruiz.
Suplentes do Rebordosa: Rui Mote, Rodrigo Pinto, Guilherme Couto, Diaby, Aboubakar Njoya, Diogo Almeida, Pauleta, Donald Djoussé e Paulo Jorge.
Suplentes do SC Braga: Bernardo, Álvaro Djaló, Zalazar, Joe Mendes, Ricardo Horta, Pizzi, Banza, Diogo Fonseca e Soumaré.