Redes vazias e enfermaria cheia. Sporting empata em Dortmund e está fora da Champions
O jogo terminou empatado a zero e Rui Borges pode ficar preocupado com Hjulmande e João Simões
Corpo do artigo
Havia pouco a perder para o lado leonino, mas ainda assim há pelo menos questões de preocupação. O Sporting empatou (0-0) esta quarta-feira com o Borussia Dortmund na segunda mão do play-off da Liga dos Campeões e acabou eliminado, graças à derrota (3-0) no jogo em Alvalade. Além do resultado, o destaque da partida vai para a condição física de Hjulmand e João Simões, dois jogadores que tiveram de sair prematuramente com queixas físicas.
Rui Borges fez várias alterações no onze inicial, regressando aos três centrais usados muitas vezes por Rúben Amorim, com Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio. Ricardo Esgaio e Matheus Reis abriam nas alas, com Hjulmand e João Simões no centro do terreno. Na frente, Geovany Quenda e Conrad Harder tinham a companhia do reforço Biel.
Os primeiros 25 minutos de jogo não tiveram grande história para contar. O momento mais tenso foi perto dos 20 minutos, quando Morten Hjulmand caiu lesionado, depois de ter apoiado mal o pé no chão. Ainda assim, manteve-se em campo.
Aos 27 minutos, apareceu o primeiro momento de perigo na partida. Marcel Sabitzer, com um bom remate de fora da área, obrigou Rui Silva a uma grande defesa.
Mais um problema para Rui Borges: aos 40 minutos, João Simões saiu lesionado e entrou Zeno Debast.
O intervalo chegou com o nulo no marcador e com as preocupações relativas à condição física de Morten Hjulmand. O dinamarquês saiu mesmo durante o descanso e entrou Alexandre Brito.
No início do segundo tempo, Daniel Svensson rematou forte e de longe, mas Rui Silva fez uma grande defesa a evitar o golo alemão. Logo a seguir, Eduardo Quaresma cometeu um erro e Adeyemi, isolado, foi derrubado por Rui Silva dentro da área, com o árbitro a assinalar grande penalidade. No entanto, Guirassy não conseguiu enganar o guarda-redes maiato e Rui Silva defendeu o remate.
Depois de uma bola ao poste, o Dortmund marcou mesmo aos 72 minutos por Emre Can, mas o lance foi anulado por fora de jogo.
O marcador não se alterou até ao fim do jogo e os leões acabaram mesmo eliminados da Liga dos Campeões, graças à derrota em casa por 3-0 na primeira mão do play-off.
Onze do Borussia Dortmund: Kobel, Schlotterbeck, Guirassy, Brandt, Gross, Sabitzer, Emre Can, Svensson, Ryerson, Adeyemi e Gittens.
Onze do Sporting: Rui Silva, Matheus Reis, Harder, Gonçalo Inácio, Diomande, Biel, Hjulmand, Ricardo Esgaio, João Simões, Geovany Quenda e Eduardo Quaresma.
Suplentes do Borussia Dortmund: Meyer, Lotka, Yan Couto, Anton, Bensebaini, Salih Özcan, Reyna, Beier, Druanville, Chukuemeka, Süle e Campbell.
Suplentes do Sporting: Israel, Diego Callai, Debast, Maxi Araújo, Fresneda, Alexandre Brito, José Silva, Lucas Anjos, Eduardo Felicíssimo, Rafael Nel, Manuel Mendonça e Afonso Moreira.