A ausência de vento levou ao adiamento de todas as provas de vela agendadas para a manhã desta quinta-feira nos Jogos Olímpicos Pequim2008. Entretanto, Estados Unidos e China ficaram empatados no número de medalhas conseguidas até agora nas Olimpíadas.
Corpo do artigo
O português Gustavo Lima defendia, esta quinta-feira, a segunda posição na classe Laser, depois de ter ascendido, quinta-feira, do quarto ao segundo lugar, a escassos dois pontos do líder, ao concluir em terceiro lugar a terceira regata.
A organização dos Jogos Olímpicos ainda não decidiu a data das duas regatas da classe previstas para esta quinta-feira, ainda que seja possível, tal como aconteceu quarta-feira, que as mesmas se realizam no período de final de tarde.
Cumpridas três regatas, Gustavo Lima, que havia sido quinto na primeira e oitavo na segunda, soma 16 pontos, mais dois do que o italiano Diego Romero e menos sete em relação ao argentino Júlio Alsogaray, no terceiro posto.
Por falta de vento, também foram adiadas as provas da dupla portuguesa Jorge Lima e Francisco Andrade, que tinha conseguido quarta-feira o quinto lugar na nona regata, mantendo assim a 10ª posição na classe 49er.
Num dia em que os velejadores portugueses Álvaro Marinho e Miguel Nunes não competem (classe 470), embora sigam numa honrosa quinta posição da geral, João Rodrigues, 13º classificado em RS:X, terá também de esperar para voltar a competir. As duas regatas que tinha previsto para hoje também ainda não se realizaram.
Para além da falta de vento, também a chuva e a trovoada se abateram sobre nos arredores de Pequim, ditando o adiamento das meias finas de remo, na qual alinham Pedro Fraga e Nuno Mendes.
Entretanto, a China e os Estados Unidos ficaram empatados no número de medalhas nas Olimpíadas, 31, mas a representação chinesa conta com 19 em ouro, enquanto os norte-americanos somam apenas dez.