Sérgio Conceição inaugurou esta cantiga em 1998 e na estreia, na Supertaça Italiana vs. Juventus, foi o herói com a sua camisola 14. Quase 20 anos depois, é a vez de Nani jogar em Roma.
Corpo do artigo
O Stadio delle Alpi de Turim esperava os craques para mais uma edição da Supertaça Italiana. Os soldados ao dispor dos treinadores prometiam um coração desassossegado para quem ia meter os olhos naquele duelo. Marcello Lippi chamou Davids, Zidane, Inzaghi e Del Piero. Sven-Goran Eriksson meteu a carne no assador, com Marcelo Salas, Mancini, Nedved, Ivan de la Peña à cabeça. Ah!, e um tal de Sérgio Conceição, um extremo português com o sangue em ebulição acabado de chegar do FC Porto...
As coisas começaram melhor para os homens de azul-bonito, com um golo de Nedved aos 37'. Turim esperava uma cambalhota no marcador, mas Pippo Inzaghi acabaria por ver um vermelho e complicaria a vida àquela gente de preto e branco. Dimas foi lá para dentro e viu de perto o penálti batido por Del Piero, que empatou a partida, a meros três minutos dos 90.
0EbefjI8s8I
O galo chegou a seguir. Aos 94 minutos, quando já se adivinhava um prolongamento à maneira, com Di Livio, Daniel Fonseca e Stankovic já em campo, Sérgio Conceição decidiu estrear-se a marcar na estreia. Marcelo Salas, com a camisola 9, tocou da esquerda para dentro para Ivan de la Peña, que já sabia de ginjeira o que fazer, não tivesse frequentado a escola do Barcelona. O espanhol devolveu ao chileno, que aproveitou o espaço nas costas da defesa da "velha senhora". O canhoto cruzou, Mancini recebeu e ajeitou para Conceição, que chegou de trás e enganou Angelo Peruzzi, 2-1. Aos 94. O português desatou a correr com a camisola a esconder-lhe a cabeça, para a seguir beijá-la e quase arrancá-la do corpo. Os romanos conheceram ali quem tinham ido buscar.
Essa Lazio terminaria em segundo lugar, atrás do Milan de Bierhoff e companhia. No final da época, esta gente levantaria mais um caneco: a Taça das Taças vs. Mallorca, em Birmingham. Os italianos voltaram a vencer por 2-1, com mais um golo tardio: Nedved, aos 81'. Vieri e Dani marcaram os outros golos. Sérgio Conceição e Fernando Couto, que também chegou nessa temporada, foram suplentes e entraram durante a segunda parte.
903266209004695552
Agora é a vez de Nani. O português chega noutra era do futebol italiano, que vê agora os grandes todos mais ou menos bem vestidos. Nani aterra a Roma acompanhado por Pedro Neto e Bruno Jordão, os dois jovens ex-Sp. Braga, porventura as maiores surpresas do mercado de verão em Portugal (pelos valores referidos, ainda por confirmar).
Entre Sérgio Conceição e Nani, outros portugueses passaram no Estádio Olímpico de Roma: Eliseu, Hélder Postiga e Pereirinha.