É um livro que dá uma visão dos bastidores, no Real Madrid, durante os três anos em que José Mourinho foi treinador, com plenos poderes. «A Guerra de Mourinho», de Diego Torres, jornalista do El País, explica por exemplo a relação difícil de Mourinho com Cristiano Ronaldo.
Corpo do artigo
Numa entrevista à TSF, Diego Torres salienta que a relação do treinador com o melhor jogador do Mundo sempre foi complicada. «Foi má, porque Cristiano Ronaldo desconfiava de Mourinho e Mourinho desconfiava da figura de Cristiano, que não estava disposto a submeter-se pessoalmente a um treinador. Muitos espanhóis sim. Cristiano foi mais corajoso do que a maioria dos jogadores espanhóis. Disse não a Mourinho. 'Tu não me faltas ao respeito. A minha dignidade é sagrada'. Este gesto foi de valor».
Diego Torres, conhecido por ser crítico do comportamento do treinador português, conta ainda o «choque» que Mourinho sofreu, quando soube que Alex Ferguson tinha escolhido David Moyes para assumir a liderança técnica do Manchester United.
«Há dez anos que tentava herdar a cadeira de Ferguson. Naquele momento, aos 50 anos, sabe que o tempo passa, que há oportunidades no futebol que são irrepetíveis, muitas vezes. Sabe que não vai poder orientar o Barcelona, que era o sonho dele. E o segundo sonho que lhe restava era dirigir o Manchester United. Nessa noite Mourinho sentiu» que isso nunca iria acontecer.
Acaba por chorar. «Chora, num gesto muito natural nele, porque chora quando ganha títulos, quando fica aborrecido, quando está frustrado. É um homem muito expressivo».
Nos três anos de Mourinho no Real Madrid, que Diego Torres descreve como uma espécie de reinado «absolutista», houve outro episódio em particular, que causou estranheza.
«O desprezo que deu a Pepe, em público, porque Pepe sempre foi um homem leal a Mourinho. Foi o primeiro soldado dele, mais até que Ricardo Carvalho que era um profissional. Pepe era um aliado, leal, alguém que se entregou de corpo e alma. Por isso é muito mais terrível o conflito entre os dois. Porque representa exactamente o que significa Mourinho: em caso de conflito ou dúvidas, sempre respeita e defende primeiro... a Mourinho».