Reportagem TSF: medidas de segurança em Paris complicam vida a residentes e turistas
O telemóvel é essencial para os residentes poderem circular em zonas com acesso restrito
Corpo do artigo
A cidade de Paris prepara-se para acolher os Jogos Olímpicos e, apesar de a cerimónia oficial de abertura ser só na sexta-feira, por esta altura já são visíveis as medidas de segurança na capital francesa, complicando a vida a residentes e turistas. O telemóvel tornou-se mesmo um objeto essencial para que os residentes possam circular por várias zonas restritas na cidade.
Tanto residentes como turistas só poderão ter acesso às chamadas "áreas sensíveis" se apresentarem à polícia um QR Code que comprove que vivem ou trabalham naquela zona ou que têm reserva num hotel ou restaurante.
Há grades de segurança junto às margens do rio Sena, onde a navegação será totalmente proibida dentro de dois dias. Na zona de acesso à Torre Eiffel há voluntários para explicar como se desenvolve este processo, mas o número de turistas nesta zona da cidade de Paris baixou muito nos últimos dias, com os cafés a estarem praticamente vazios.
No trânsito também há fortes restrições em diversas zonas do centro de Paris. Por isso, a circulação está agora menos intensa do que nos dias anteriores, com muitos condutores a fugir do centro da cidade.