Reportagem TSF. Vinho do Porto e pastéis de nata: os alemães ficam loucos, mas têm onde comprar
A Casa Romano é uma loja recente em Gütersloh, que vende produtos portugueses, mas é já muito visitada, sobretudo, por alemães que passaram férias em Portugal e ficaram apaixonados pela comida e pelos vinhos
Corpo do artigo
Os barris de vinho, uma gigante bandeira e os cachecóis de Portugal chamam logo à atenção na montra. Logo à entrada, em frente e à esquerda, são incontáveis as garrafas de vinho português distribuídas por várias prateleiras. No meio da loja, mais garrafas, embora menos, em destaque numa bancada de madeira. À direita, na perspetiva de quem entra na loja, é possível ver em letras garrafais "CASA ROMANO" inscritas numa imagem da cidade de Coimbra. Atrás do balcão, estão Daniel e Cláudia Romano, casal que tem esta casa de produtos portugueses há três anos na cidade de Gütersloh, bem perto da zona onde a seleção portuguesa está a estagiar.
Também é bem visível, o galo de Barcelos que está posicionado, a grande altura, por cima de uma arca frigorífica. Dentro da arca, não faltam produtos portugueses: "Temos bacalhau, muito bacalhau", começa por mostrar Daniel, abrindo a arca frigorífica, dizendo que é dos produtos que sai mais. Também nos congelados "há polvo, chocos, sardinhas, gambas, até porque os alemães adoram fazer mariscadas". Ainda assim, o que chama mais à atenção, porque são dezenas deles, são os pastéis de nata. "O pastel de nata é o produto na loja que mais vendo, tanto para os portugueses que aqui vêm como para os alemães, toda a gente que ainda aqui procura-os. São congelados, infelizmente, não temos aqui frescos", aponta Daniel.
Voltamos ao início da loja, à zona dos vinhos. "Nesta altura, está a começar a época do vinho verde. Muitos dos alemães até nem conhecem. Eles compram, provam e adoram", diz, sorrindo, Daniel. O dono da loja aponta para algumas garrafas do vinho do Porto tinto e explica que é dos produtos também mais procurados, porque "os alemães gostam de utilizá-lo para preparar cozinhados", mas acabam por descobrir o "vinho branco do Porto e adoram." O vinho é dos produtos mais requisitados, a par do pastel de nata, sobretudo, por "alemães que passaram férias em Portugal e depois ficam apaixonados" por estes alimentos. "Também gostam de uma boa água-ardente. Também é um produto que sai muito. Eles bebem muito a seguir às refeições", confidencia Daniel.
Enquanto a TSF vai fazendo a reportagem, entra uma alemã nesta loja portuguesa. Vai direta aos vinhos. Procura um tinto, mas parece algo hesitante. Pede ajuda e Cláudia aproxima-se logo da senhora, dando-lhe os melhores conselhos. Ela também lança um olhar para o café e para as bolachas de canela, mas opta por não levar desta vez. "Já temos muitos clientes habituais", exclama Cláudia, logo após a senhora sair da loja transportando um saco com duas garrafas de vinho.
Entretanto, poucos minutos depois, aparece Rodrigo, filho do casal. Traz vestido um casaco de Portugal e um enorme sorriso, porque tem uma história para partilhar com a reportagem da TSF. É uma fotografia dele com Cristiano Ronaldo, que guarda com carinho no telemóvel. Este registo fotográfico tem dezoito anos, portanto, Rodrigo era ainda um bebé e não se lembra do momento. A fotografia foi tirada pelos pais quando Portugal também estagiou em Marienfeld para o Mundial 2006. Rodrigo vai fazer todos os esforços para repetir o feito, agora com uma versão dele e de Cristiano Ronaldo mais atualizada.