Reviravolta no dérbi do Minho. SC Braga vence Vitória de Guimarães e assalta terceiro lugar
Os arsenalistas entraram a perder, mas deram a volta e venceram os eternos rivais o Vitória de Guimarães por 2-3. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Sporting de Braga subiu este sábado provisoriamente ao terceiro lugar da I Liga, ao vencer por 3-2 no terreno do rival Vitória de Guimarães, em jogo da 33.ª e penúltima jornada.
O marcador foi inaugurado cedo, logo aos dez minutos, na sequência de um lançamento. André André entrou na área e cruzou para Bruno Gaspar, que desviou para o fundo das redes da baliza de Matheus.
Quinte minutos depois o Sporting de Braga chegaria ao empate. Ricardo Horta apareceu com espaço pelo corredor esquerdo e o Vitória de Guimarães não conseguiu limpar o lance. O capitão bracarense acabou por fazer um passe atrasado para Bruma, que rematou de primeira na marca do penálti.
Já na segunda parte, aos 76 minutos, Ricardo Horta marcou, mas foi assinalado fora de jogo a Victor Gomez e o jogo estava interrompido. Após muitos protestos e análise do VAR, o tento acabou por ser validado. Era a primeira reviravolta do Braga no D. Afonso Henriques, mas não iria durar muito.
Cinco minutos depois, Jota Silva faz um grande trabalho sobre a esquerda e passa para a área, onde André André recebe e assiste Ricardo Mangas, que atirou a contar.
Nos descontos, Rony Lopes, com um grande remate à entrada da área, volta a colocar os arsenalistas na frente do marcador e garante a vitória.
Com este triunfo, os bracarenses sobem ao terceiro lugar, com 68 pontos, mais dois do que o FC Porto, quarto classificado, que recebe o rival Boavista, no domingo, enquanto o Vitória de Guimarães ficou condenado ao quinto lugar, que dá acesso às rondas preliminares da Liga Conferência Europa, com 60.
Começa o jogo no Afonso Henriques. Logo aos 9 minutos, Bruno Gaspar inaugurou o marcador para o Vitória de Guimarães, à boca da baliza. Foi o finalizar de uma grande jogada do Vitória em que Mangas e André André estiveram em grande destaque.
O Braga empatou ainda antes do intervalo. Ricardo Horta apareceu com espaço pelo corredor esquerdo, o Vitória não conseguiu limpar o lance e o capitão bracarense fez um passe atrasado para Bruma rematar de primeira na marca do penálti. Estava feito o empate.
Já na segunda parte, aos 76 minutos, Ricardo Horta marcou, mas o árbitro assinalou fora de jogo a Victor Gomez e anulou o golo porque o jogo também estava interropido. Após muitos protestos e análise do VAR é mesmo assinalado golo. Estava feita a reviravolta no D. Afonso Henriques, mas não durou muito.
Cinco minutos depois, Jota Silva faz um grande trabalho na esquerda, passa para André André que recebe na área e assiste Ricardo Mangas, que atira a contar.
O jogo está elétrico em Guimarães. O estádio está um vulcão com os adeptos ao rubro. Aos 13 minutos, Zalazar corre pelo corredor central e remata à entrada da área, mas o guarda-redes dos vitorianos segura com facilidade. Sete minutos depois esteve à vista o segundo golo da equipa da casa, na sequência de um livre muito bem batido por Tiago Silva.
Apesar do perigo do Vitória, foi o Braga quem chegou ao golo. Bruma, de primeira aos 25 minutos, atirou para o fundo da baliza de Bruno Varela e fez o empate: 1-1. Tudo muito bem feito pelo Sporting de Braga e mais um golo a nascer das alas.
Dois minutos depois de marcar, Bruma volta a fazer um remate forte e obriga o guarda-redes dos conquistadores a uma defesa bastante apertada. Aos 38 minutos, a equipa médica entra no terreno para assistir um jogador do Vitória de Guimarães travado por José Fonte, que foi punido com um cartão amarelo. O lance acaba num livre que pode levar perigo à baliza de Matheus. O livre acaba por ser um autêntico passe para o guarda-redes.
Aos 43 minutos, a bola entra no fundo das redes do Vitória, mas o golo é anulado por fora de jogo.
O árbitro Fábio Veríssimo apita pela última vez nesta primeira parte. Intervalo!
Recomeça o jogo. Nos primeiros dez minutos de jogo, Victor Gomez remata de fora da área e Bruno Varela defende com alguma dificuldade. Na recarga, Fonte atira ao lado. Aos 76 minutos, Ricardo Horta marcou, mas o jogo já estava interrompido. Foi assinalado fora de jogo a Victor Gomez. Seguem-se muitos protestos dos jogadores do Braga e o lance vai ser analisado pelo VAR, com Fábio Veríssimo a pedir calma, indo até falar com os adeptos. É golo! Acaba por ser validado.
Dois minutos depois, o Vitória de Guimarães empata após um grande trabalho de Jota Silva sobre a esquerda. Faz um passe para a área, André André recebe e assiste Ricardo Mangas, que atira a contar.
O árbitro dá cinco minutos de compensação. Aos 90+2, o Braga volta a passar para a frente com um golaço de Rony Lopes.
Terminou o jogo! Vence o Sporting de Braga por 2-3 em Guimarães.
Onze do Vitória de Guimarães: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, André André, Manu, Tiago Silva e Mangas; Jota e Nelson Oliveira.
Onze do Sporting de Braga: Matheus; Victor Gomez, José Fonte, Niakaté e Borja; João Moutinho e Zalazar; Ricardo Horta, Pizzi e Bruma; Abel Ruiz.
Suplentes do Vitória de Guimarães: Charles, Alberto Costa, Afonso Freitas, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Zé Carlos, Nuno Santos, Gonçalo Nogueira e Kaio César.
Suplentes do Sporting de Braga: Tiago Sá, Serdar Saatci, Joe Mendes, Adrián Marín, Kauan Kelvin, Cher Ndour, Vítor Carvalho, Rony Lopes e Simon Banza.
