O novo líder beneficiou da desistência de Miguel Barbosa no início da Baja Terras de Alcoutim, tendo assumido assim o comando do nacional de todo-o-terreno.
Ricardo Porém, em BMW Proto, assumiu a liderança do campeonato nacional de todo-o-terreno ao vencer a Baja Terras de Alcoutim, num prova algarvia em que Miguel Barbosa, anterior líder, não teve sorte e acabou por desistir ao quilómetro 11.
O novo líder do campeonato conquistou a sua primeira vitória absoluta da carreira numa prova cuja classificação foi estabelecida no segundo controlo de passagem ao quilómetro 193 por causa do incêndio no automóvel de Nuno Tordo.
O Mitsubishi Pajero, de Nuno Tordo, seguia destacado no comando da categoria T2 e perseguia um lugar no pódio absoluto quando este fogo, felizmente sem consequências para piloto e navegador, fez com que a prova fosse neutralizada.
Na classificação final desta Baja, Rui Sousa (Evoque) acabou por ser segundo a sete minutos de Ricardo Porém, ao passo que Rómulo Branco, em Toyota, ocupou a posição mais baixa do pódio.