Ricardo Velho e Samuel Costa jogaram no SC Braga B e reencontram-se na seleção. "Eram bem vistos pelo clube"
Os dois atletas passaram pelas mãos de Vasco Faísca. O treinador voltou a trabalhar com o guarda-redes no Farense
Corpo do artigo
Vasco Faísca não se mostra "surpreendido" com as chamadas de Ricardo Velho e Samuel Costa à seleção de Portugal. Em entrevista à TSF, o antigo treinador de ambos fala de "promessas" que sempre trabalharam para "chegar ao topo".
Agora sem clube, o técnico orientou os atletas no SC Braga B, em 2019/2020, que competia no Campeonato de Portugal. O guarda-redes dividiu a baliza com Rogério Santos, atualmente no Kapaz, do Azerbaijão, e viu a temporada terminar mais cedo por causa da pandemia. Por sua vez, Samuel Costa começou a época nos sub-23, transitou para a formação secundária e ainda se estreou na equipa principal, já depois da interrupção provocada pela Covid-19.
Vasco Faísca lembra que se tratavam de "dois jogadores muito bem vistos pela estrutura do clube, incluindo pelos treinadores". "Eram extraordinários profissionais, muito trabalhadores e que queriam chegar ao nível que estão agora", vinca.
Depois dessa época, ambos saíram do SC Braga e Ricardo Velho reforçou o Farense. Não fez qualquer jogo em 2020/2021, mas começou a ser aposta na seguinte, na segunda divisão, reencontrando Vasco Faísca. Na última temporada, já com o estatuto de titular indiscutível, o atleta de 26 anos foi considerado o melhor guarda-redes da primeira liga. Atendendo a esse percurso "fabuloso" e à "regularidade exibicional" mantida até então, o treinador considera que era "expectável" a chamada de Roberto Martínez.
O cenário é diferente para Samuel Costa, que joga fora do país. Depois de três épocas no Almería, o médio de 23 anos cumpre a segunda época consecutiva no Maiorca, assumindo o papel de titular indiscutível. Vasco Faísca admite que "pode não ser tão conhecido para os portugueses", mas argumenta que tem feito "exibições muito boas num dos melhores campeonatos do mundo". No seu entender, é um atleta que com capacidade para trazer "algo diferente à seleção".
"Pode ser aquele médio mais defensivo, mas tem também muita capacidade para chegar à área adversária. É um jogador que remata muito bem de longe, além de ser extremamente agressivo. É um bocadinho à imagem de João Palhinha, mas mais dinâmico", carateriza.
Até agora, Samuel Costa jogou 19 vezes por Portugal, juntando as seleções sub-19, sub-20 e sub-21, enquanto Ricardo Velho foi chamado aos sub-15, mas não tem qualquer internacionalização. Ambos estão convocados para o duplo compromisso com a Polónia, no sábado, em Varsóvia, e com a Escócia, na terça-feira seguinte, em Glasgow, referente à divisão A da Liga das Nações.
