
Hassan
DR/UEFA
O Rio Ave venceu hoje fora o IFK Gotemburgo, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, ficando mais perto da qualificação para o "play-off".
Corpo do artigo
A estreia nas "eurotaças" do Rio Ave não podia ter começado melhor. Um golo do avançado egípcio Hassan, com apenas 21 anos, abriu boas perspetivas para o jogo da segunda mão, em Vila do Conde, a 7 de agosto, quanto à passagem ao "play-off" de acesso à fase de grupos da prova.
A equipa orientada por Pedro Martins não sentiu a pressão do estatuto de estreante, muito menos diante de uma equipa com mais experiência nas lides europeias, embora aquém dos tempos mais gloriosos da década de 80, quando conquistou duas taças UEFA.
Apesar do equilíbrio patente desde o início do jogo, o Rio Ave inaugurou o marcador por intermédio do egípcio Hassan, aos 22 minutos, após cruzamento da direita, efetuado por Lionn.
Golo a que os suecos tiveram alguma dificuldade em reagir, muito à custa da exibição personalizada dos comandados de Pedro Martins, a controlar as incidências a meio-campo e conseguindo ter mais posse de bola.
No segundo tempo, apesar de algumas jogadas de grande perigo junto das duas áreas, os vila-condenses estiverem sempre à altura dos acontecimentos, enquanto os suecos revelaram fragilidades defensivas e ineficácia no ataque, tendo em conta que jogavam em casa.
O jogo de hoje disputou-se no Estádio Gamla Ullevi, e foi arbitrado pelo espanhol Fernando Teixeira.