Os vilacondenses beneficiaram da derrota do V. Setúbal no terreno do P. Ferreira para vencerem o Grupo A e chegaram às meias-finais da prova, onde defrontarão o Sp. Braga.
Corpo do artigo
O Rio Ave qualificou-se para as meias-finais da Taça da Liga ao bater fora o Sp. Covilhã por 1-3, garantindo desta forma o primeiro lugar do Grupo A da prova.
Perante uma equipa serrana já sem possibilidades de continuar em prova e a jogar com jogadores menos utilizados, os vilacondenses dominaram os primeiros minutos e chegaram sem surpresa à vantagem aos 23 minutos por Diego.
A equipa da Covilhã ainda tentou reagir por Samuel e Gilberto, mas acabaria por ser o Rio Ave a ampliar a vantagem por Ukra, a três minutos do intervalo, a passe de Diego.
Quatro minutos após o intervalo, os covilhanenses ainda reduziram por Forbes na marcação de uma grande penalidade, mas acabou ser o Rio Ave quem voltou a marcar, com um golo de Pedro Santos aos 62 minutos.
No outro encontro do agrupamento, o V. Setúbal perdeu por 2-0 na deslocação ao reduto do P. Ferreira, o que resultou no afastamento das duas equipas da competição.
A partir com um golo de desvantagem face ao líder do grupo, o Rio Ave e mais um pontos que os pacenses, os sadinos viram-se a perder logo aos 11 minutos, quando Buval inaugurou o marcador.
Aos 24 minutos, os pacenses estiveram outra vez perto do golo, mas o cabeceamento de Tiago Valente após livre de Sérgio Oliveira acabou por ser devolvido pelo poste da baliza de Kieszek.
A resposta dos sadinos surgiu à meia hora num remate ao poste de Rafael Martins, mas à beira do intervalo, a equipa de José Couceiro viu Kiko ser expulso, após entrada dura sobre Tony, que não regressou para o segundo tempo.
Apesar de estarem em desvantagem numérica, os sadinos poderiam ter chegado ao por Ricardo Horta e João Mário, mas foram os pacenses quem, nos descontos, voltaram a marcar, agora por Sérgio Oliveira.
Desta forma, o Rio Ave defronta o Sp. Braga nas meias-finais da Taça da Liga, fase para a qual também se apuraram Benfica e FC Porto.