Já está no Rio de Janeiro o navio de cruzeiro de luxo que servirá de alojamento aos jogadores das equipas de basquetebol norte-americanas que irão participar nos Jogos Olímpicos.
Corpo do artigo
Está entre os poucos navios de cruzeiro no mundo classificados com seis estrelas: são 222 tripulantes para servir até 296 hóspedes, no maior dos luxos. O navio Silver Cloud, operado pela empresa Silversea, foi escolhido pela USA Basketball para acomodar os 50 atletas que compõem as equipas da NBA e da WNBA e os 246 membros da comissão técnica.
A opção de abdicar do alojamento na Aldeia Olímpica e de usar um navio de cruzeiro para albergar a "Equipa de Sonho" não é nova, já em 2004 os atletas ficaram alojados ao largo de Atenas, no Queen Mary 2.
Um porta-voz da USA Basketball, Craig Miller, explica que acima de tudo se trata de garantir a segurança máxima dos jogadores, mas também porque as instalações na Aldeia Olímpica não oferecem as condições que o organismo considera ideais para os jogadores se prepararem para a competição: "eles têm uma época profissional longa, e querem passar o máximo de tempo possível com a família e os amigos", outra questão é a das camas, ou mais precisamente, as suas dimensões, já que não é fácil acomodar jogadores com uma média de 2.13 metros de altura.
Um segundo navio, Getaway, um dos maiores do mundo e que é operado pela empresa Norwegian Cruise Lines, chegará ao porto na Baía de Guanabara nos próximos dias para albergar a restante "Família Olímpica".
As equipas chegam ao Brasil no dia 3 de agosto.