A nadadora chinesa Chen Xinyi, que ficou em quarto lugar nos 100 metros mariposa, deu positivo no teste de doping. Uma outra atleta, búlgara, também foi apanhada com substâncias proibidas.
Corpo do artigo
A análise detetou uma substância diurética proibida pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), escreve a agência de notícias chinesa Xinhua.
A nadadora, de 18 anos, apresentou um pedido ao Comité Olímpico Internacional para ter direito a um novo teste e a ser ouvida. Ainda não há resultados dessa contra-análise
Mas a chinesa Chen Xinyi não é o único caso.
A búlgara Silvia Danekova, inscrita na prova de atletismo dos 3.000 obstáculos, acusou eritropoietina (EPO) num controlo a que se submeteu à chegada ao Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpicos Rio2016.
"Infelizmente, temos um caso positivo e estamos à espera do resultado da contra-análise", reconheceu à imprensa búlgara o secretário-geral do Comité Olímpico da Bulgária, Belcho Goranov.
Danekova, de 33 anos, submeteu-se ao controlo a 26 de junho, dias depois da chegada da comitiva búlgara ao Rio de Janeiro.
A delegação da Bulgária já tinha sido privada de toda seleção de halterofilismo, por reiterados casos de doping entre os atletas daquela modalidade.