O sueco Robin Soderling, o tenista mais bem cotado presente no Estoril Open, e o francês Jo-Wilfred Tsonga, finalista do Open da Austrália em 2008, estreiam-se hoje no torneio português.
Corpo do artigo
Único a vencer o espanhol Rafael Nadal em Roland Garros, Robin Soderling, apresenta-se no complexo do Jamor, com três torneios conquistados esta temporada (Brisbane, Roterdão e Marselha), cabendo-lhe defrontar o francês Jeremy Chardy em encontro da segunda ronda.
O sueco, finalista vencido em Roland Garros nos dois últimos anos, é o primeiro cabeça de série e o quinto na hierarquia mundial, enquanto o seu primeiro adversário no pó de tijolo do Jamor ocupa a 53ª posição.
Jo-Wilfred Tsonga, também conhecido por Michael Tyson pelas semelhanças com o pugilista, posicionado em 18º, que perdeu a final de Roterdão para Soderling, terá pela frente o uruguaio Pablo Cuevas, 61º no Mundo.
Tsonga vai actuar no Centralito com o estatuto de terceiro cabeça de série e entrou no quadro principal do Estoril Open com um convite dado pelo director do torneio português, João Lagos.
O argentino Juan Martin del Potro (46º), volta ao Central para enfrentar outro sul-americano, o colombiano Alejandro Falla (135º).
Tarefa teoricamente mais fácil terá o quinto cabeça de série, o brasileiro Thomaz Bellucci (31º), que mede hoje forças com o francês Roger Vasselin (129º), proveniente da fase de qualificação.
Outro francês, Gilles Simon (quarto pré-designado e 22º ATP) estreia-se com o argentino Carlos Berlocq (72º).
O sul-africano Kevin Anderson (sétimo e 34º) enfrenta o romeno Victor Hanescu (63º), responsável pela eliminação precoce de Rui Machado, na segunda-feira.
A participação portuguesa no torneio esta quarta-feira será em pares: Frederico Gil/Leonardo Tavares discutem a passagem à segunda ronda (quartos de final) com o norte-americano Eric Butorac e com holandês Jean-Julien Rojer, enquanto Gastão Elias e Pedro Sousa defrontam Jeremy Chardy e o compatriota Roger-Vasselin.
Em femininos, Maria João Koehler e a russa Ekaterina Ivanova disputam o primeiro encontro com a checa Renata Voracova e a espanhola Anabel Medina Garrigues.
Medina Garrigues e a romena Sorana Cirstea, na altura treinada pelo português António van Grichen, conquistaram o título em 2010.