Ronaldo critica "circo" no futebol português e acredita que a liga árabe é melhor
Capitão da seleção nacional confessa ter chegado a acreditar que Portugal podia vir a ser um dos quatro ou cinco melhores campeonatos do mundo,
Corpo do artigo
O capitão da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, afirmou hoje que há "demasiada polémica" na I Liga de futebol e lamentou que a competição esteja a ser tratada um pouco como um "circo".
"Gostava que a Liga Portuguesa fosse uma liga top. Por isso é que eu acredito que Portugal nunca - não é nunca -, mas nos próximos tempos não vai ser uma liga top como uma Premier, uma liga espanhola - com os seus problemas também, obviamente - ou uma liga alemã. Achava que Portugal pudesse entrar ali no top 4 ou 5, mas assim não acredito. Por exemplo, neste momento, a liga árabe é melhor do que a liga portuguesa. Não tem tanto barulho e a qualidade dos jogadores é maior. Aqui, a liga (portuguesa) está a ser tratada um pouco como um circo", afirmou Cristiano Ronaldo.
TSF\audio\2023\09\noticias\06\cristiano_ronaldo_2_ultrapassados_1
O avançado do Al Nassr falava aos jornalistas em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, minutos antes de mais um treino de Portugal, que está a preparar o duelo de sexta-feira com a Eslováquia, de apuramento para o Euro2024.
"Polémicas há em todos os campeonatos, mas em Portugal há mesmo muita nos últimos tempos. Isso é mau, muito mau. As pessoas inteligentes, minimamente inteligentes, sabem disso, mas cada um puxa a brasa à sua sardinha, como se costuma dizer, e por isso está como tem de estar. A mim não me surpreende, é simplesmente uma fase, se calhar, menos boa, mas que espero que isto possa ser retificado o mais rápido possível porque fala-se muito pouco de futebol", frisou.
TSF\audio\2023\09\noticias\06\cristiano_ronaldo_1_criticas_18h30_
Cristiano Ronaldo assinalou também que "por curiosidade" abriu esta quarta-feira um jornal desportivo, algo que diz "geralmente" não fazer e percebeu que "as primeiras três notícias são de polémica fora do futebol. Isso faz-nos pensar e dizer que afinal o mais importante é uma má notícia".
Sobre a ida, esta época, de vários jogadores de renome para a Arábia Saudita, Ronaldo mostrou-se orgulhoso por ter sido o "pioneiro" e lembrou que, no início, todos o apontavam com um "maluquinho" por ter tomado a decisão de assinar pelo Al Nassr.
"Toda gente pensava que era maluquinho. Pois, o maluquinho já não é tão maluquinho agora. Agora, já é normal jogar na liga árabe. Eu sabia que isto ia acontecer e fico contente por estar a ajudar a mudar uma cultura. Quero que a liga árabe continue a evoluir nos próximos anos para ser liga top", confessou o jogador de 38 anos.
Apesar de estarem a atuar em continentes diferentes, Ronaldo abordou a sua rivalidade com o argentino Lionel Messi (agora no Estados Unidos) nas últimas duas décadas e considerou que ambos mudaram a "história do futebol" durante esse período.
"Mudámos a história e continuamos a mudar. Somos respeitados em todo o mundo. Cada um faz o seu caminho. Ele está bem nos Estados Unidos, eu tenho as coisas bem na Arábia Saudita. Não posso dizer que somos amigos, nunca jantei com ele. Mas respeitamo-nos mutuamente", referiu.
Esta temporada, Ronaldo leva 12 golos em 11 jogos pelo Al Nassr e já marcou cinco em quatro encontros de Portugal na fase de apuramento para o próximo Europeu, que vai decorrer em 2024 na Alemanha.