A morte e as homenagens ao "pantera negra" dominam a revista de imprensa desportiva desta segunda-feira.
Corpo do artigo
No dia do funeral de Eusébio, Cristiano Ronaldo joga em Madrid e, segundo o jornal AS, vai fazer tudo para marcar ao Celta de Vigo e dessa forma homenagear o herói do mundial de 66.
Mais do que isso, ainda segundo o As, o futebolista madeirense sonha com uma vitória na Liga dos Campeões esta época cuja final se jogará no Estádio da Luz. Dessa forma a homenagem seria completa.
O Real Madrid já anunciou que jogará de luto. O presidente do clube, Florentino Perez afirmou que Eusébio era capaz em campo de criar a sensação de ser imparável mas foi muito mais do que um grande jogador de futebol.
Logo haverá homenagem no Santiago Barnabéu, ontem Eusébio foi recordado noutro dos principais palcos do futebol europeu. Em Old Trafford , casa do Manchester United, foi guardado um minuto de silêncio antes do jogo com os galeses do Swansea. Nas bancadas Bobby Charlton, Alex Ferguson e Matt Busby aplaudiram o antigo adversário.
Ainda em Inglaterra, David Luiz, Ramires, Silvino, todos ex-jogadores do Benfica, e ainda Rui Faria colocaram fumos negros durante o jogo do Chelsea com o Derby.
Nos jornais espanhóis há vários editoriais dedicados a Eusébio. No AS, Alfredo Relaño diz que foi "um grande entre os grandes, um imortal para quem Espanha olha com um respeito enorme."
O jornal Marca recupera um artigo escrito por Santiago Segurola em 2010. O articulista diz que para as crianças espanholas dos anos 60, Eusébio era o verdadeiro Pelé porque estava mesmo ao lado, "um deus fulgurante para quem o Barça e o Real Madrid não encontraram antídoto."
Segurola recorda ainda o Portugal- Coreia do Mundial de 66 para concluir que nesse dia "um menino concluiu que nenhum outro jogador se poderia comparar a Eusébio, nem sequer Pelé."
As capas dos desportivos portugueses estão totalmente ocupadas com fortografias de Eusébio e dedicam grande parte das edições de hoje à memória do antigo jogador.
Mas há também espaço para outras noticias como os jogos de ontem a contar para a Taça de Portugal..
O Sporting de Braga, Penafiel, Académica e Desportivo das Aves juntaram-se às equipas apuradas para os quartos de final.
O Braga ganhou em casa ao Arouca por 2-0; O Marítimo foi derrotado por 3-2 no Funchal pelo Penafiel; O Desportivo das Aves ganhou em Paços de Ferreira por 2-1 e o Beira-Mar perdeu em casa com a Académica por 1-0.
Sobre o mercado de Inverno, o Jogo garante que o Benfica só admite negociar Matic a partir da próxima semana e por isso está garantida a presença do sérvio no jogo com o FC Porto, no próximo domingo.