"Ronaldo vai ultrapassar a dimensão do futebol." Marca CR7 valorizada a um nível máximo histórico
Em declarações à TSF, o diretor-executivo do IPAM explica que a personalidade "afirmativa, presente e mediática" do jogador português tem contribuído para o crescimento da marca. Acredita por isso que Cristiano Ronaldo irá além dos limites do relvado para se tornar num "empresário do mundo do entretenimento"
Corpo do artigo
A marca CR7 de Cristiano Ronaldo está valorizada a um nível máximo histórico ao ter registado um crescimento de 325% desde 2020, estando agora avaliada em 850 milhões de euros. As conclusões são de um estudo publicado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).
Em declarações à TSF, o diretor-executivo do IPAM, Daniel Sá, explica a razão que parece motivar esta valorização expressiva da marca.
"As receitas de Ronaldo, pela via do seu salário e por via dos patrocínios que tem, aumentaram de uma forma muito significativa. O salário cresceu 300% e os patrocínios cresceram quase 400%. A máquina Ronaldo - dentro e fora dos relvados, apesar desta periferia da Arábia Saudita -, efetivamente não parou", sublinha.
Desde o ano passado que Cristiano Ronaldo tem um canal no YouTube com mais de 70 milhões de seguidores. Esta aposta recente do capitão da seleção portuguesa representa outro marco de sucesso na carreira do madeirense.
"É o canal com o crescimento mais rápido da história do YouTube e estima-se que Ronaldo, no ano passado, tenha faturado perto de 25 milhões de euros só com este seu canal no YouTube e é evidente que por trás de Ronaldo existe uma equipa que pensa nessas coisas todas, que tem uma estratégia e que está a levá-la muito bem", aponta.
Em comparação com Lionel Messi, a marca CR7 atinge níveis bastante superiores. Daniel Sá parece encontrar uma justificação para este fenómeno, realçando desde logo que Cristiano Ronaldo sempre foi "mais afirmativo, mais presente e mais mediático", ao contrário do jogador argentino.
"Sempre vimos Messi como alguém mais tímido, mais calado, mais reservado. Ora, o que eles são, enquanto personalidades, transmite para o que eles são enquanto marca. Portanto, a marca Cristiano Ronaldo é muito mais explosiva e impactante do que a marca Lionel Messi", argumenta.
Daniel Sá prevê, por isso, uma aposta do jogador português noutras áreas no final da carreira enquanto futebolista.
"Ronaldo vai ultrapassar a dimensão do futebol - como já o faz hoje - e vai passar a ser um empresário do mundo do entretenimento e vai até provavelmente atuar noutras indústrias que hoje ele não atuará", prevê.
Cristiano Ronaldo completa na quarta-feira, dia 5 de fevereiro, 40 anos, numa altura em que está perto de chegar à marca dos mil golos na carreira.
